Manifestantes protestam contra PEC da Blindagem e anistia em BH

manifestantes-protestam-contra-pec-da-blindagem-e-anistia-em-bh

Contra a PEC da Blindagem e a anistia, manifestantes fazem ato em BH, neste domingo

O grupo se reuniu na Praça Raul Soares e seguiu em direção à Praça Sete, no Centro da capital. Além de lideranças políticas e sindicais, o protesto teve a participação de artistas mineiros.

Contra a PEC da Blindagem e a anistia, manifestantes vão às ruas de BH, neste domingo [https://s03.video.glbimg.com/x240/13947914.jpg]

Contra a PEC da Blindagem e a anistia, manifestantes vão às ruas de BH, neste domingo
Manifestantes se reuniram na Praça Raul Soares, Região Centro-Sul, neste domingo (21). O ato foi organizado em protesto à chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem
[https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/09/17/pec-da-blindagem-centrao-articula-e-camara-retoma-votacao-secreta-para-abertura-de-processos.ghtml]
e ao projeto que anistia condenados pelo 8 de Janeiro.
[https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/09/17/camara-aprova-urgencia-para-projeto-que-preve-anistia-a-quem-participou-de-atos-golpistas-a-partir-de-2022.ghtml]

Nas ruas foi possível observar participantes carregando cartazes com dizeres “Sem anistia”, “Não a PEC da bandidagem” e “Em defesa da democracia”. O grupo seguiu em direção à Praça Sete, no Centro da capital.

Além de lideranças políticas e sindicais, o protesto teve a participação de artistas mineiros como a musicista Fernanda Takai, da banda Pato Fu.

A Câmara dos Deputados aprovou o texto da PEC da Blindagem na última quarta-feira (17). Pela proposta, deputados e senadores só poderão ser processados após autorização da própria Casa, em votação secreta, sem registro nominal, a ser realizada em até 90 dias.

No mesmo dia, os congressistas também aprovaram a urgência para um projeto de anistia a participantes dos atos de 8 de janeiro. Com isso, o texto não precisará passar por comissões e poderá ser votado agora direto no plenário.

O projeto concede o perdão para todos que participaram de manifestações com motivação política/eleitoral ou que deram apoio de qualquer forma. Estão inclusos crimes políticos, eleitorais e conexos, além dos previstos no Código Penal.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp