Duas árvores caíram sobre carros e bloquearam totalmente um trecho da Alameda Santos, na região da Avenida Paulista, Centro de São Paulo. O motivo da queda foi a ventania na cidade, por volta das 6h15, perto do número 1780 da Alameda Santos, nas proximidades do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Não há informações sobre feridos até o momento.
Os carros que necessitam passar pelo local foram obrigados a desviar na contramão e pela calçada devido ao bloqueio causado pelas árvores. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi encaminhada para o local para prestar auxílio, conforme informado pela sala de imprensa.
De acordo com a previsão dos meteorologistas, a velocidade dos ventos pode atingir até 90 km/h na cidade de São Paulo nesta segunda-feira. A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal das Subprefeituras para obter informações sobre um balanço de queda de árvores na cidade, mas ainda não obteve retorno.
A Prefeitura de São Paulo anunciou recentemente que realizará um novo censo das árvores localizadas nas calçadas e canteiros da cidade. Esse censo utilizará tecnologia de laser e inteligência artificial para mapear cerca de 650 mil árvores e avaliar suas condições, algo que não foi detalhado na última contagem realizada há dez anos por meio de fotos aéreas.
O novo levantamento será feito com veículos equipados com um scanner a laser capaz de disparar feixes a até 300 metros de distância e 30 metros de altura, criando mapas em 3D das árvores encontradas pelo caminho. São Paulo será a primeira cidade do Brasil a utilizar esse tipo de tecnologia aliada à inteligência artificial, com um investimento de quase R$ 19 milhões.