Mais da metade do Paraná está sob alerta de tempestade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); veja cidades
324 das 399 cidades do Paraná estão sob o alerta. O Inmet afirma que podem ser registrados granizo e ventos entre 60 km/h e 100 km/h, por exemplo. Confira a previsão do tempo para o estado.
Semana começa com alerta de temporais no Paraná
Mais da metade do Paraná recebeu um alerta sobre o perigo de tempestades que podem continuar atingindo esta faixa do estado nesta segunda-feira (22).
A princípio, o aviso é válido até às 15h para 324 cidades das regiões centro, Campos Gerais, norte e noroeste. Veja lista completa das cidades mais abaixo.
Especificamente para o litoral, o alerta é estendido até às 23h59 desta segunda-feira (22).
De acordo com o órgão, nos locais abrangidos pelos alertas podem ser registrados queda de granizo, ventos intensos (entre 60 km/h e 100 km/h) e grandes acumulados de chuva (30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia).
Há, também, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Confira orientações sobre como se cuidar e contatos de emergência mais abaixo.
Anteriormente, outro alerta do Inmet previa tempestades no domingo (21), no Paraná. Desde então, diversos estragos foram registrados no estado. Saiba mais:
– Queda de cobertura de escola, destelhamentos e árvores caídas: temporal causa estragos no Paraná
– Vendaval derruba três semáforos de cidade do Paraná e deixa 250 imóveis destelhados
– Vídeo: temporal derruba estrutura e provoca estragos no Autódromo de Cascavel durante evento de corrida
Os meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) explicam que a mudança no tempo no domingo (21) aconteceu devido ao avanço de uma frente fria pelo Paraná.
Na segunda-feira (22), o inverno termina e inicia a primavera, mas o tempo permanece instável em todo o estado.
A partir de terça-feira (23), afirma o Simepar, a estabilidade atmosférica retorna ao estado, mas com temperaturas baixas no amanhecer. A previsão é que as temperaturas continuem mais baixas no amanhecer até quinta-feira (25).
O Inmet orienta que nos casos de rajadas de vento as pessoas não devem se abrigar embaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, não devem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. Orientações para desastres específicos podem ser consultados no site da Defesa Civil.
A princípio, o alerta de tempestades do Inmet é válido até às 15h desta segunda-feira (22), e também é estendido a alguns municípios do sudoeste de São Paulo e centro-sul do Mato Grosso do Sul. Diversas cidades do Paraná estão incluídas no alerta, confira a lista completa.
Para mais informações sobre a previsão do tempo para o Paraná durante essa semana, consulte o Simepar. Fique atento às orientações de segurança e esteja preparado para lidar com possíveis temporais.