Moradores de Fernando de Noronha recebem doações de prótese: ‘Quero voltar a surfar’, diz beneficiado
Ação beneficia moradores da ilha que tiveram perna amputada. As doações foram intermediadas por barman que também já recebeu prótese após acidente.
Morador de Fernando de Noronha fala da importância de receber prótese doada
Moradores de Fernando de Noronha que perderam a perna em acidentes ou por problemas de saúde começaram a receber próteses doadas. Um dos beneficiados é o caixa de restaurante Isaac Silva, de 35 anos. “Quero voltar a surfar”, disse o beneficiado (ver vídeo acima).
Isaac sofreu um acidente de moto na ilha em 2018. Durante a recuperação, contraiu uma bactéria no hospital, teve complicações e precisou amputar a perna.
Ele usava uma prótese obtida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que ajudava na locomoção, mas limitava os movimentos. Nesta segunda-feira (22), Isaac recebeu uma prótese moderna, doada por uma empresa, que vai facilitar sua rotina e permitir a volta aos esportes.
“Essa prótese me dá a chance de voltar a praticar esportes. Eu surfava, jogava bola, fazia academia e trabalhava como condutor de visitantes. Quero retomar tudo o que fazia antes, mesmo depois da amputação”, disse Isaac.
As próteses são doadas por uma empresa de São Paulo, que além das vendas, em 2024 distribuiu 50 unidades pelo país. Em Noronha, o material entregue tem valor estimado em R$ 80 mil, segundo o representante da empresa, Luiz Henrique Velasco.
“Essa é uma forma de transformar vidas. Nosso propósito é atender e compreender cada paciente”, afirmou Velasco.
Os beneficiados foram indicados pelo barman Waldir Calado Júnior, que perdeu a perna em um acidente de lancha há 15 anos em Noronha. Ele também recebeu uma prótese doada no passado e agora ajuda outros moradores em recuperação.
“Procuro identificar quem precisa e viabilizo as doações. É uma forma de retribuir a ajuda que recebi. Isso me deixa muito feliz”, disse Waldir.
Waldir Calado, Isaac Silva e Luiz Henrique Velasco na primeira entrega de prótese em Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo