Bola de Ouro 2025: Fundação em homenagem à filha do técnico Luís Henrique vence o Prêmio DE
A premiação foi criada pela revista France Football em 2022 para identificar e homenagear ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol.
Botafogo é indicado ao prêmio de “melhor clube” na Bola de Ouro [https://s02.video.glbimg.com/x240/13824401.jpg]
A Xana Fundacíon, entidade em homenagem à filha do técnico Luís Henrique, do PSG, recebeu o Prêmio Sócrates nesta segunda-feira durante, durante o evento da entrega da Bola de Ouro, em Paris. A entidade dá suporte e apoia crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.
Luis Enrique junto à filha, Xana, na comemoração do título da Champions, em 2015 — Foto: Getty Images
A instituição é comandada pela família de Luis Enrique e surgiu forma de homenagem a Xana, que faleceu aos 9 anos vítima de um câncer.
O Prêmio Sócrates foi criado pela revista France Football em 2022 para identificar e homenagear ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol. O primeiro ganhador foi o atacante Sadio Mané.
O atacante Vinicius Junior conquistou o Prêmio Sócrates na cerimônia de entrega da Bola de Ouro 2023. O brasileiro faturou o troféu pelo trabalho do Instituto Vini Jr, projeto social criado e presidido pelo próprio atleta, em 2020, que tem como proposta usar o futebol para inovar no processo de ensino de crianças e jovens, em colaboração com escolas públicas, e também capacitar professores em práticas pedagógicas antirracistas.
O nome de Sócrates foi escolhido pela France Football por causa do envolvimento do volante brasileiro na famosa e romântica “Democracia Corintiana”, movimento ocorrido no início da década de 1980, que teve a luta pelo fim da ditadura militar no Brasil como uma das principais bandeiras.