Moraes mantém prisão preventiva de blogueiro condenado por tentativa de atentado a bomba no Aeroporto de Brasília
Wellington Macedo de Souza, conhecido blogueiro cearense, teve sua prisão preventiva mantida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira (22). O pedido de soltura do blogueiro foi negado pelo ministro, após descumprimento de medidas cautelares e por ter sido alvo de uma nova ordem de prisão. A Procuradoria-Geral da República (PGR) opinou contra a soltura de Wellington, ressaltando que o atentado planejado por ele e outros dois homens ocorreria na véspera do Natal de 2022.
Wellington Macedo de Souza foi um dos três homens condenados por planejar um atentado a bomba no Aeroporto Internacional de Brasília, em 2022. Um artefato explosivo chegou a ser instalado no eixo de um caminhão-tanque, porém foi identificado e desarmado a tempo pela Polícia Militar do Distrito Federal. A condenação de seis anos de prisão imposta pela Justiça do Distrito Federal foi definitiva, levando Wellington a passar meses foragido até ser capturado no Paraguai, em setembro de 2023.
Mesmo obtendo autorização para o regime semiaberto em dezembro de 2024, Wellington Macedo não cumpriu as medidas impostas pela Justiça. Em junho deste ano, uma nova prisão preventiva foi decretada pelo ministro Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República, devido ao descumprimento das medidas cautelares pelos três condenados do caso do atentado.
No despacho que manteve a prisão preventiva de Wellington, Moraes ressaltou que o blogueiro desrespeitou as medidas de prisão domiciliar e agiu de forma desafiadora e desrespeitosa ao divulgar um vídeo nas redes sociais afirmando que estava fugindo do mandado de prisão e solicitando contribuições financeiras. O ministro considerou que as medidas impostas não foram eficazes para garantir a aplicação da lei penal e a ordem pública no caso em questão.