SENAI Maranhão apresenta projetos inovadores de inteligência artificial na Expo Indústria 2025

senai-maranhao-apresenta-projetos-inovadores-de-inteligencia-artificial-na-expo-industria-2025

Projetos com inteligência artificial (IA) de estudantes do SENAI Maranhão serão expostos ao longo dos quatro dias da Expo Indústria Maranhão, que ocorrerá de 2 a 5 de outubro em São Luís, no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). As iniciativas estão inseridas nas mais diferentes áreas da indústria, como Tecnologia da Informação.

Segundo o diretor regional do SENAI Maranhão, Raimundo Arruda, os projetos visam produzir uma forma de aprendizado que seja capaz de revolucionar a indústria. “O que buscamos levar aos nossos alunos é um tipo de aprendizado que os capacite a transformar a indústria no Maranhão. É este tipo de formação modelo que projetamos em nossos cursos e aulas”, comenta.

Um dos projetos de destaque que serão expostos por alunos e instrutores do SENAI Maranhão é o Missão EPI com IA. Trata-se da composição de um jogo digital que tem como missão repassar instruções sobre o uso de equipamento de proteção individual (EPI) dentro da indústria. Coordenada pelos professores Jorge Heleno Baldez Jr. e Ytalo Andrade Souza, a proposta uniu o conteúdo de treinamentos para a segurança do trabalho e a mão de obra de estudantes do curso de Desenvolvimento de Software.

O aplicativo é uma atividade especial de instrução que aponta para a solução de problemas reais da indústria. Com a inteligência artificial aplicada ao sistema, qualquer treinamento poderá ser feito, destaca Ytalo Andrade Souza. O aluno do SENAI Maranhão Kalil Felipe da Silva Menescal foi um dos participantes da elaboração do projeto, sendo responsável por auxiliar na composição dos elementos do jogo. “O que buscamos foi tentar incorporar elementos de jogos digitais para garantir que nossa proposta tivesse a melhor aceitação possível e conseguisse alcançar o objetivo de instruir os trabalhadores da indústria”, comenta.

O professor Jorge Baldez Jr. celebra a integração de toda a turma no desenvolvimento do Missão EPI com IA. “Fiquei entusiasmado porque a disciplina era de apenas de lógica e os alunos tiveram de correr atrás de conteúdos avançados de desenvolvimento de softwares para concluir o projeto. Vamos aprimorar este produto e apresentá-los a empresas”, comemora. A aplicabilidade de projetos como estes é um princípio educativo que deve ser seguido nos cursos do SENAI, explica o instrutor Ytalo Andrade.

Outro projeto do SENAI na Expo Indústria Maranhão 2025 será um sistema de ensino com inteligência artificial chamado Tutores Virtuais, desenvolvido pelo instrutor Marcelo Paiva Cavalcanti. A proposta será aplicada dentro dos próprios cursos e treinamentos do SENAI. “O nosso projeto usa ferramentas de inteligência artificial, linguagens de programação e Grandes Modelos de Linguagem para transportarmos o aluno diretamente para um ambiente virtual de aprendizagem”, explica Paiva.

Com a preocupação de garantir soluções para indústrias que precisam de um sistema de monitoramento inteligente e constante de seu maquinário, o projeto “Indústria 4.0 – Da conectividade à ação da IA” nasceu como proposta interdisciplinar de instrutores. Liderado por Tomázio Machado de Oliveira e Bruno Costa, a atividade teve a participação de alunos do ensino médio. A programação da Expo Indústria Maranhão 2025 também inclui shows e palestras magmas de especialistas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp