Um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro está sendo alvo de uma operação policial nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. A Operação Anátema foi deflagrada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (24), resultando na apreensão de dinheiro e armas.
A organização criminosa, envolvida em crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, é o foco das ações da Polícia Civil. Mandados de prisão, busca e apreensão estão sendo cumpridos nos quatro estados mencionados, com o objetivo de desarticular as atividades ilícitas do grupo.
A operação mobilizou mais de 170 agentes nos quatro estados, com destaque para a Bahia, onde os mandados estão sendo executados em cidades como Feira de Santana, Santo Estevão, Salvador e região metropolitana. As investigações que culminaram na Operação Anátema tiveram início em 2023 e revelaram um esquema de movimentação financeira ilícita, que se utilizava de empresas de fachada e contas de terceiros para ocultar recursos provenientes do tráfico de drogas.
A Polícia Civil coordena as ações em conjunto com diversos departamentos especializados, como o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), além de contar com o apoio de outros órgãos e coordenadorias. Equipes da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também estão envolvidas na operação.
Além das ações policiais, a Operação Anátema resultou na prisão de quase 20 pessoas suspeitas de homicídios, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas na Bahia. Outras operações recentes têm desmantelado ações criminosas na região, como a prisão de suspeitos envolvidos em um “tribunal do crime” no sudoeste do estado.
Para mais informações e notícias sobre as operações policiais na região de Feira de Santana, continue acompanhando o trabalho do DE. Não deixe de conferir os vídeos e reportagens do G1 e TV Subaé para ficar por dentro de todas as atualizações sobre o combate ao crime na Bahia.