Piracicaba adota caminhões-pipa devido à água mais suja dos rios após chuva

piracicaba-adota-caminhoes-pipa-devido-a-agua-mais-suja-dos-rios-apos-chuva

Com águas de rios mais sujas após chuva, Piracicaba passa a usar caminhões-pipa no abastecimento

Envio dos caminhões-pipa faz parte de um plano de emergência para abastecer áreas distantes, como Lago Azul e Nova Suíça.

1 de 1 Caminhões do Semae sendo abastecidos para encher reservatórios de regiões mais distantes — Foto: Prefeitura de Piracicaba

Caminhões do Semae sendo abastecidos para encher reservatórios de regiões mais distantes — Foto: Prefeitura de Piracicaba

Em meio à estiagem e ao aumento de sujeira na água dos rios Piracicaba e Corumbataí após as chuvas de segunda-feira (22), o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba (SP) adotou caminhões-pipa para abastecimento de algumas regiões da cidade.

Os dois rios são utilizados no abastecimento da cidade. A redução do nível e aumento da sujeira neles afetaram a capacidade de captação e tratamento de água.

O envio dos caminhões-pipa faz parte de um plano de emergência para abastecer áreas distantes – como Lago Azul e Nova Suíça – que costumam enfrentar mais dificuldades no fornecimento.

> “Além dos caminhões que o Semae possui, nós fizemos um contrato emergencial e, ontem, durante o período da tarde e à noite, nós atendemos com 12 caminhões de mais ou menos 20 mil litros. Nós atendemos quatro regiões. Hoje, continuou com os caminhões de Semae atendendo principalmente escolas e unidades de saúde. E os caminhões contratados estão atendendo os pontos mais distantes”, explicou o coordenador de distribuição do Semae, Tiago Gonçalves de Jesus.

Após chuva, água do Rio Piracicaba fica escura, com espuma e lixo

Após chuva, água do Rio Piracicaba fica escura, com espuma e lixo

PRODUÇÃO DE ETAS REDUZIDA

Além disso, para manter a qualidade da água, o Semae precisou reduzir temporariamente a produção nas suas estações de tratamento, a ETA Luiz de Queiroz e ETA Capim Fino.

> “Essas medidas são essenciais para garantir a segurança do abastecimento, com a adição de produtos químicos que asseguram a potabilidade da água distribuída à população. Com a melhoria gradativa da qualidade da água captada, a produção nas ETAs deve voltar ao normal em breve”, comunicou a autarquia.

ROMPIMENTO DE ADUTORA

O Semae encerrou na noite de terça-feira (23) o conserto de uma adutora, que fica em local de difícil acesso. Assim que o serviço foi finalizado, começou o processo de retomada gradual do abastecimento, com normalização prevista para esta quarta (24).

O rompimento da rede, que é de grande porte e fica em área próxima à captação-3 (Capim Fino), ocorreu no domingo (21), após oscilações de energia.

Ainda estão com problemas pontuais no abastecimento as regiões de Santa Terezinha, Boa Esperança, Parque Piracicaba, Parque Orlanda, Lago Azul, Artemis, Colinas de Piracicaba, Javary, Eldorado, Taquaral, Campos do Conde, Cecap, Nova Suíça, Recanto Nova Suíça, São Geraldo, Alpes Suíços, Pauliceia, Monte Líbano, Tatuapé, Parque dos Eucaliptos.

A autarquia informou que aposta na construção de novas adutoras para regularizar o abastecimento em regiões distantes. E que, além disso, abriu licitação para construção de dois novos reservatórios com capacidade para mais de 6 milhões de litros.

Os moradores que tiverem problemas no abastecimento também poderão entrar em contato com a autarquia pelos seguintes canais de atendimento: site semaepiracicaba.sp.gov.br, WhatsApp 24h (19) 3403-9608; Central 24h 0800 772 9611 ou disque 115 (somente telefone fixo).

VÍDEOS: TUDO SOBRE PIRACICABA E REGIÃO

50 vídeos

Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp