Absurdamente projetado para não dar erro’, explica físico sobre descida de
skatista em megarrampa de 85 metros de altura em Porto Alegre
Sandro Dias, o Mineirinho, deve dropar do topo do Centro Administrativo do Rio
Grande do Sul, um prédio icônico da capital, e atingir 120 km/h. Evento está
programado para começar às 12h desta quinta-feira (25).
Skatista Mineirinho faz descida teste em megarrampa em prédio de Porto Alegre
[https://s01.video.glbimg.com/x240/13914536.jpg]
Desafios e tecnologia se unem para possibilitar descida de skatista em megarrampa peculiar em Porto Alegre. Seria impossível descer de skate no prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, mas é exatamente o que o tricampeão mundial Sandro Dias, o Mineirinho, se prepara para fazer nesta quinta-feira (25) — e em segurança. Isso só será possível graças a cálculos de física, de engenharia e a um trabalho de adaptação para transformar o prédio em pista.
Com uma preparação meticulosa, a manobra será realizada de forma controlada: “seria mais arriscado cair na rua em um dia de chuva, em um piso molhado, do que o Mineirinho sofrer um acidente nesta descida”, garante Rosalvo Miranda, professor de física da UniRitter.
Segundo o professor, a inclinação do topo do prédio é de 90 graus. Isso faria com que o corpo do skatista se “desacoplasse” do skate logo no início da descida. “Ele seria projetado para frente, perderia o contato com o skate e cairia em queda livre. É como tentar apoiar um papel na parede: a gente não consegue”, explica Miranda.
Para viabilizar a manobra, foi criada uma pista sobre a estrutura. A descida começa mais abaixo, na parte curvada do prédio. Dessa forma, o atleta consegue exercer pressão dos pés sobre o skate e manter o equilíbrio. A pista também foi estendida além da cobertura do edifício, devido à alta velocidade que Mineirinho atingirá, cerca de 120 km/h.
Além da engenharia por trás da obra, houve também a preparação de Mineirinho. O atleta treinou para tensionar músculos na queda, suportar o impacto e aprender a forma correta de se jogar. “Preservar a vida dele exigiu conhecimento de várias áreas: Física, Engenharia, Medicina e, claro, o profissionalismo do skatista”, afirma Miranda.
O evento “Building Drop”, preparado pela Red Bull em parceria com o governo do estado, marca essa ousada manobra de skate nas alturas. A mega rampa construída transformou a fachada norte do prédio em uma pista de proporções jamais vistas, desafiando os limites do esporte e da engenharia. Como contrapartida pelo uso do espaço público, a Red Bull se comprometeu a erguer duas pistas de skate em cidades gaúchas, ampliando as oportunidades de prática esportiva na região. Mineirinho, aos 50 anos, reafirma o seu talento e coragem em mais um desafio de alta adrenalina.