Economize: Compre Ar-Condicionado Antes do Verão e Pague Menos

economize3A-compre-ar-condicionado-antes-do-verao-e-pague-menos

Por que o melhor momento de comprar ar-condicionado é antes do verão?

Compre ar-condicionado antes do verão e economize: preços mais baixos, instalação com desconto e menos riscos na contratação de serviço. Entenda por que vale a pena

1 de 3 Por que o melhor momento de comprar ar-condicionado é antes do verão: entenda a lógica – Crédito: Divulgação

Por que o melhor momento de comprar ar-condicionado é antes do verão: entenda a lógica – Crédito: Divulgação

Quem espera o calor para decidir comprar um ar-condicionado costuma pagar mais, no aparelho e no serviço. Consumidores que planejam a compra antes do verão e agendam a instalação quando ainda não está quente, colhem duas vantagens econômicas: preços mais baixos nos eletrodomésticos e maior poder de negociação com instaladores, que têm agenda folgada e promoções na baixa estação.

A dica de insider: comprar no frio pode reduzir não só o valor do aparelho, mas a conta final da instalação. Você irá entender os motivos que levam a essa redução de preços ao longo deste artigo.

DESVENDANDO O MOTIVO DA ECONOMIA

A lei básica é simples: quando a demanda cai, varejistas e prestadores de serviço precisam mover estoque e faturamento, e isso costuma ocorrer fora do verão para o mercado de climatização. Então, quando a procura por ar-condicionado aumenta no verão, os preços sobem juntos. Já nas outras estações, ocorre o contrário.

Segundo o economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Ulisses Ruiz de Gamboa, em entrevista para a Revista IstoÉ, o mercado de climatização tem passado por forte pressão de oferta e demanda: “se a oferta de ar-condicionado, ventiladores e climatizadores não acompanhar o ritmo da demanda, os preços podem subir, gerando um impacto sazonal que reforça a alta do IPCA”

Essa dinâmica foi observada recentemente, quando houve desequilíbrio entre demanda e oferta em 2023, resultando em alta de 25,7% nos preços dos aparelhos. Para varejistas e consumidores, o alerta é claro: monitorar tendências do mercado e negociar com atenção para escapar de picos de preço sazonais.

PLATAFORMAS QUE COMPARAM PREÇOS COMPROVAM VARIAÇÃO

Plataformas comparadoras apresentam ferramentas de histórico de preços que mostram variações sazonais ao longo de 6 a 12 meses, um instrumento útil para detectar o “vale” de preço no período frio. Usar esses gráficos ajuda a transformar intuição em economia quantificável.

Para tornar essa análise prática: observe a mediana dos preços nos últimos 6 a 12 meses em vez de um preço pontual, ative alertas de queda nas plataformas de comparação e compare o preço final (produto + frete + instalação).

Ao analisar o gráfico, procure uma queda consistente ao longo dos meses frios, essa tendência é a evidência de que a baixa estação está pressionando margens e forçando promoções. Consumidores que acompanham essas variações conseguem identificar janelas de 2–4 semanas em que ofertas e condições de pagamento ficam significativamente mais atraentes.

COMO ISSO SE TRADUZ EM NÚMEROS

Levantamentos e índices do setor apontam que os preços de eletroeletrônicos têm variações mensais relevantes ao longo do ano; campanhas e queimas de estoque antes do verão ajudam a pressionar valores para baixo. Estudos e índices como o Fipe/Buscapé registram oscilações sazonais no segmento de eletroeletrônicos, informação que confirma a estratégia de antecipar compras.

Confira no gráfico a seguir, retirado do site Zoom, como o preço do ar-condicionado Split Hi Wall LG Dual Inverter Voice 12000 BTUs fica bem mais em conta conforme a temperatura esfria. A economia chega a 800 reais.

2 de 3 Gráfico: histórico de preços Ar-Condicionado Split Hi Wall LG Dual Inverter Voice 12000 BTUs Frio Inverter – Fonte: Zoom.com

Gráfico: histórico de preços Ar-Condicionado Split Hi Wall LG Dual Inverter Voice 12000 BTUs Frio Inverter – Fonte: Zoom.com

PREÇOS TAMBÉM REDUZEM NA INSTALAÇÃO

A maior parcela da economia real pode vir do serviço de instalação, não apenas do aparelho. Em períodos de baixa demanda, instaladores e empresas especializadas costumam ofertar descontos, pacotes promocionais e maior flexibilidade de agenda.

Há também exemplos práticos de promoções de instalação e manutenção fora de época, com percentuais que chegam a dois dígitos anunciados por empresas do setor. Além disso, um técnico com menos pressão de serviço tende a entregar uma instalação mais cuidadosa, fundamental para a eficiência e vida útil do equipamento.

Segundo profissionais que trabalham com a instalação de ar-condicionado, a partir de anúncios, páginas de empresas e plataformas de serviços consultadas, muitos instaladores oferecem descontos ou condições especiais no outono, inverno e primavera, além de prazos de agendamento mais rápidos e maior atenção aos procedimentos técnicos (ex.: processo de vácuo e testes).

O RISCO DE CAIR EM UM GOLPE TAMBÉM É MENOR

Além disso, especialistas do Procon também alertam sobre os riscos de fraudes e abusos na instalação de ar-condicionado durante a alta estação. Por exemplo, o Procon Recife identificou variação de preços de até 46,97% entre o menor e o maior valor para o mesmo modelo de ar-condicionado, passando de R$ 2.599 a R$ 3.819,80.

A oscilação pode indicar práticas de exploração de demanda. Como orienta o órgão, é essencial exigir nota fiscal, confirmar a idoneidade do prestador antes de fechar contrato e preferir instalação por técnicos qualificados, medidas que ajudam a evitar desde cobranças abusivas até serviços não realizados

COMPRA PLANEJADA VS. COMPRA POR IMPULSO

Comprar no calor costuma significar aceitar o primeiro orçamento e escolher por necessidade; o consumidor cede ao preço e à disponibilidade. Planejar a compra no frio permite:

pesquisar modelos e comparar histórico de preços;
calcular os BTUs por ambiente;
pedir múltiplos orçamentos para instalação, negociando prazos e garantias.

Essa racionalidade reduz erros de dimensionamento (custosos) e diminui a probabilidade de gastar mais com retrabalhos no verão, quando instaladores têm filas e preços mais altos. Elaborar um planejamento prévio das suas compras é dica de especialista para economizar, e vale para tudo, inclusive, para seu ar condicionado.

3 de 3 Essa racionalidade reduz erros e diminui probabilidade de gastar mais no verão – Crédito: Divulgação

Essa racionalidade reduz erros e diminui probabilidade de gastar mais no verão – Crédito: Divulgação

CHECKLIST PRÁTICO: COMO APROVEITAR O INVERNO PARA COMPRAR COM INTELIGÊNCIA

Verifique o histórico de preço do modelo desejado em comparadores (Buscapé/Zoom) antes de fechar.
Calcule a carga térmica (BTUs) por ambiente ou peça um orçamento técnico.
Considere adquirir o aparelho de uma loja de ar-condicionado qualificada e especializada, como a Dufrio.
Solicite pelo menos três orçamentos de instalação e peça descontos de baixa estação.
Confirme política de garantia e exigência de instalação credenciada (para não perder cobertura).

ERROS COMUNS AO COMPRAR NO CALOR

Quando a compra é feita em meio a uma onda de calor, a pressa costuma falar mais alto do que a razão. Muitos consumidores acabam aceitando o primeiro preço apresentado, sem consultar histórico de valores ou verificar se o momento é realmente favorável. Essa falta de comparação pode significar pagar bem acima do valor que o aparelho costuma ter na baixa estação.

Outro erro recorrente é escolher um modelo com potência inadequada para o ambiente, seja subdimensionando ou superdimensionando os BTUs necessários. Uma decisão apressada pode resultar em desconforto térmico, consumo de energia maior do que o necessário ou até sobrecarga no equipamento. Um cálculo rápido, feito com antecedência, evitaria problemas e gastos extras.

Também é comum contratar instaladores pelo menor preço disponível, sem checar referências ou condições de garantia do serviço. Pois, a economia imediata pode sair cara: uma instalação mal executada reduz a eficiência do ar-condicionado e pode anular a garantia do fabricante. No verão, a alta demanda aumenta o risco de pegar profissionais sobrecarregados e com prazos apertados.

CONCLUSÃO: PLANEJE AGORA, ECONOMIZE NO VERÃO

Uma grande varejista especializada em climatização como a Dufrio, costuma concentrar suas melhores condições comerciais neste período. Explorar as promoções de inverno dessas lojas é a forma mais eficaz de transformar essa dica em uma economia real no seu bolso.

A economia vem do conjunto: aparelho com preço menor, instaladores mais negociáveis e uma instalação feita com calma aumenta a eficiência do equipamento. Para quem quer evitar a corrida do calor e proteger o bolso, antecipar a compra é a jogada mais sensata.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp