DE de Capivari (SP) encontrou uma carreta roubada em trecho da Rodovia Comendador Américo Emílio Romi (SP-306) na noite desta quinta-feira (25). O motorista foi localizado, depois, após receber ajuda de um funcionário do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER).
Após o roubo, o veículo Scania tombou na pista. A vítima, segundo relato à DE, precisou ajudar a socorrer um dos ladrões que ficou preso na cabine do caminhão após o acidente. As equipes foram acionadas por volta das 20h desta quinta e localizaram o veículo de grande porte tombado em um carreador de cana-de-açúcar.
O motorista relatou que faria uma entrega à empresa de vigas de aço quando um veículo Volkswagen Gol parou bruscamente na frente do caminhão. Dois homens armados desceram do carro, renderam o motorista e o obrigaram a entregar a direção do caminhão. Posteriormente, o motorista foi mantido dentro do veículo pelos criminosos e seguiram para a Zona Rural, entre Capivari e Santa Bárbara d’Oeste (SP).
Em determinado trecho, o caminhão tombou, resultando na prisão de um dos ladrões na cabine. O motorista precisou cavar a terra e usar um macaco hidráulico para socorrer o criminoso. Em meio a um momento de descuido dos ladrões, o motorista conseguiu fugir e pedir ajuda às autoridades.
Os criminosos estavam interessados no cavalo mecânico do caminhão. Também foi relatado que os ladrões fotografaram o documento do caminhão e enviaram a imagem por aplicativo de mensagens, além de terem utilizado um bloqueador de sinal de rastreador. A perícia técnica foi acionada para investigar o caso e o motorista recebeu atendimento médico.
O incidente destaca a importância da segurança nas estradas e reforça a necessidade de atenção por parte dos motoristas durante suas viagens. A colaboração do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo foi fundamental para o desfecho positivo da situação, demonstrando a importância do trabalho em equipe no combate à criminalidade. A Guarda de Capivari seguirá atuando para garantir a segurança e bem-estar da população local.
Ao conscientizar a população sobre esses episódios, mais pessoas podem se prevenir e agir de forma mais segura diante de situações de roubos e sequestros nas estradas. É fundamental que os motoristas estejam atentos e saibam como agir em casos de emergência, visando minimizar os riscos e preservar suas vidas e patrimônio. A colaboração de todos é essencial para combater a criminalidade e garantir um ambiente mais seguro para todos.