PSD tem Ratinho Jr e Leite como opções para 2026, diz Kassab

psd-tem-ratinho-jr-e-leite-como-opcoes-para-20262C-diz-kassab

Se Tarcísio desistir de disputar a presidência, PSD tem Ratinho Jr ou Leite para 2026, diz Kassab

O presidente nacional do PSD também defendeu que o Congresso Nacional discuta algum tipo de anistia aos condenados pela tentativa de golpe de estado no Brasil em janeiro de 2023.

Os governadores Eduardo Leite (PSDB) e Ratinho Júnior (PSD), com o presidente do PSD, Gilberto Kassab (Centro). — Foto: Montagem/de/Agência Brasil/Reprodução/TV Globo

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse nesta sexta-feira (26) que apoia o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa à Presidência da República em 2026 e vai aguardar ele decidir se irá concorrer, mas que o partido tem outros nomes também: Ratinho Júnior, governador do Paraná, e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.

O PSD tem o seu rumo. Ou é com o governador Tarcísio, o governador Ratinho Júnior ou o Eduardo Leite. Isso é algo que está pacificado dentro do partido e, portanto, vamos aguardar a decisão do Tarcísio.

— Giberto Kassab, presidente do PSD

“A aliança com outros partidos do centrão ou de outras vertentes sempre é bem-vinda, e, da nossa parte, o PSD está de braços abertos para discutir, pra apoiar ou ser apoiado. Mas vamos aguardar as decisões, em especial a que diz respeito ao governador Tarcísio”, declarou.

Ao comentar o desânimo de Tarcísio com a candidatura ao Planalto, após receber ataques de Eduardo Bolsonaro, que também quer sair candidato à Presidência, e enfrentar dissidências dentro da direita, como o lançamento da pré-candidatura do governador mineiro Zema (Novo), Kassab defendeu que é preciso esperar as reflexões do governador de São Paulo para definir qualquer candidatura.

“Ele tem dito isso, que não vai sair presidente. E, da nossa parte, tem o nosso respeito, qualquer que seja sua decisão. Estaremos juntos seja na candidatura a governador, seja de presidente da República. Ele tem que fazer suas análises para saber quais são os rumos melhores para sua carreira e para o estado de São Paulo”, disse.

ANISTIA

As declarações de Kassab foram dadas durante a participação dele no 18º Encontro de Líderes promovido pela ONG Comunitas.

No evento, ele também defendeu que o Congresso Nacional discuta algum tipo de anistia aos condenados pela tentativa de golpe de estado no Brasil em janeiro de 2023.

“Qualquer que seja a anistia, sempre poderá ser um avanço. Sou um democrata e entendo que o Judiciário, o Executivo e o Legislativo estão precisando de uma concertação aqui no Brasil pra que seja bem definidas as suas ações. E esse projeto [da anistia] vem num momento que a sociedade defende uma anistia”, disse.

“Alguns uma anistia geral, ampla e irrestrita, outros mais contida. Mas sou a favor que esse projeto seja discutido e seja encontrada uma forma de corrigir alguns excessos que foram cometidos. Me associo a manifestação do ministro Barroso e acho que a anistia precisa ser discutida sim”, defendeu.

DESÂNIMO DE TARCÍSIO

Conforme o blog do jornalista Gerson Camarotti apurou, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem dito em conversas reservadas que não pretende disputar a Presidência da República em 2026.

Segundo interlocutores, ele demonstra forte convicção de que ficará fora da corrida presidencial diante de um cenário de fragmentação da direita.

A avaliação de Tarcísio é que a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na articulação das sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil contribuiu para dividir ainda mais o campo conservador.

Ele tem atribuído a essa movimentação a recuperação da aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que até junho enfrentava desgaste e queda de popularidade.

Tarcísio diz esperar que Lula e Trump ‘sentem para conversar’

Toda a estratégia política de Tarcísio está concentrada em tentar a reeleição ao governo de São Paulo em 2026. Além da fragmentação da direita, ele tem levantado novos fatores que pesam em sua decisão, como o risco de depender do apoio da família Bolsonaro para viabilizar uma candidatura nacional.

Caso entrasse na disputa presidencial, o governador teria de deixar o cargo até abril de 2026, por exigência da legislação eleitoral. O cenário de incerteza sobre uma unidade da direita e a possibilidade de perder respaldo dos Bolsonaros pesaram para que Tarcísio manifestasse desânimo a aliados.

Segundo pessoas próximas, ele também tem ponderado a necessidade de dar segurança à própria família e evitar expô-la a um futuro político indefinido.

CONFLITO COM EDUARDO BOLSONARO

No auge do tarifaço, em julho, Tarcísio chegou a participar de uma reunião virtual com Eduardo Bolsonaro e o youtuber Paulo Figueiredo — aliado do deputado.

Na ocasião, alertou que as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil trariam consequências negativas para a direita, fortaleceriam Lula e, ao final, obrigariam Donald Trump a adotar uma solução pragmática diante da pressão do setor produtivo americano. Esse cenário acabou se confirmando.

Ainda assim, Eduardo Bolsonaro manteve ataques ao governador paulista e segue dizendo que será candidato ao Planalto em 2026, mesmo diante da possibilidade de ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

PARTIDO E SUCESSÃO NA DIREITA

Tarcísio também tem reiterado a aliados que não pretende deixar o Republicanos para se filiar ao PL, como chegou a sugerir o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto. Ele tem reafirmado lealdade ao ex-presidente Jair Bolsonaro e deve visitá-lo em prisão domiciliar na segunda-feira (29), mas interlocutores ressaltam que o encontro não tratará de eleições.

Com a saída de Tarcísio do radar presidencial, cresce nos bastidores a força do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), que vinha sendo tratado como plano B da direita.

Nas últimas semanas, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tem aproximado Ratinho Jr. de setores estratégicos no país, inclusive, junto ao empresariado, ao mercado financeiro e atores influentes da política.

Ampliando sua visibilidade como provável candidato ao Planalto no ano que vem.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp