Alerta de frente fria no Paraná: chuvas e riscos de temporais para o fim de semana. O que esperar?

alerta-de-frente-fria-no-parana3A-chuvas-e-riscos-de-temporais-para-o-fim-de-semana.-o-que-esperar3F

Uma frente fria está se aproximando do Paraná e promete trazer chuvas e riscos de temporais para várias regiões do estado neste fim de semana. Segundo o meteorologista do Simepar, a frente fria deve chegar ao estado ao longo do sábado (27), com a possibilidade de temporais em algumas áreas. O Inmet também emitiu um alerta de perigo potencial para vendaval em 244 cidades do Paraná.

De acordo com o meteorologista, as temperaturas mínimas devem se manter abaixo dos 10°C em regiões como o centro-sul e os Campos Gerais. Apesar disso, a expectativa é de que o sol apareça ao longo do dia. Já em Curitiba e no litoral, é esperada nebulosidade e chance de garoa. Segundo ele, a frente fria trará a possibilidade de tempestades nas regiões Oeste e Sudoeste, com a expectativa de se estender para o restante do estado no domingo.

O meteorologista destacou que essa frente fria não avançará de forma muito organizada, o que diminui o risco de tempestades se comparado com eventos anteriores. No entanto, há a chance de chuvas mais intensas com descargas atmosféricas nas regiões entre o Noroeste e o Oeste do Paraná. Nas regiões leste e norte, as pancadas de chuva serão irregulares, com tempo mais abafado. Nos Campos Gerais, as temperaturas mais altas podem chegar a 27°C.

Em relação ao alerta de vendaval emitido pelo Inmet, cidades do Norte e Noroeste do Paraná devem se preparar para ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora. A lista de municípios incluídos no alerta abrange diversas regiões do estado. O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores, estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda, e desligar aparelhos eletrônicos.

Para informações e emergências relativas ao clima, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros são os órgãos a serem contatados. Problemas relacionados ao fornecimento de energia devem ser reportados à Copel. A população deve ficar atenta às orientações de segurança em casos de vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos e tempestades de raios, disponíveis no site da Defesa Civil. Em casos de acidentes com a rede elétrica, a Copel oferece uma linha direta gratuita para emergências.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp