Neste sábado, 27 de setembro, é comemorado o dia de Cosme e Damião, e no Rio de Janeiro, a tradição de distribuir saquinhos de doce em homenagem aos santos gêmeos é mantida em vários locais pela cidade. Além da distribuição de doces, a programação inclui missas, música, lançamento de livro e até cardápio com o tradicional caruru. Confira abaixo onde você pode participar das comemorações:
A Paróquia de Cosme e Damião, localizada na Rua Leopoldo 434, no bairro de Andaraí, terá missas de hora em hora a partir das 7h. O padre Walter Peixoto, pároco do templo, pede para que os fiéis interessados em distribuir doces o façam na porta da igreja, já que o local estará lotado.
A Quadra do Arranco do Engenho de Dentro, situada na Rua Adolfo Bergamini 196, no Engenho de Dentro, distribuirá doces a partir das 14h. Já a Quadra da Imperatriz Leopoldinense, na Rua Professor Lace 235, em Ramos, começará a distribuição de doces às 10h30. No Complexo do São Carlos, no Estácio, o Departamento cultural da escola de samba Estácio de Sá distribuirá doces pela manhã.
Na zona norte da cidade, o Parque Madureira, localizado na Cascata 450, entre os portões 5 e 6, em Madureira, receberá a escola de samba Filhos da Águia, da Portela, para a distribuição de doces às 10h30. Já na Praça Professora Adélia Bandeira, na Rua Adelaide Badajós 31, em Oswaldo Cruz, a Subprefeitura da Zona Norte promoverá uma festa com distribuição de doces, bolo, cachorro-quente e refrigerante a partir das 13h.
Outros locais onde a distribuição de doces acontecerá são o Circo Crescer e Viver, na Rua Carmo Neto 143, na Cidade Nova, a partir das 9h, o Centro de Cultura Social, na Avenida Mem de Sá 215A, na Lapa, com festa de rua a partir do meio-dia, e a Casa do Jongo da Serrinha, na Rua Silas de Oliveira 101, em Madureira, com evento a partir das 15h.
Além disso, o Largo da Prainha, localizado no Largo de São Francisco da Prainha, na Saúde, terá distribuição de doces na Casa Porto a partir das 11h30, além do bolo no Bafo da Prainha. No restaurante Dois de Fevereiro, haverá caruru no cardápio do dia, com a distribuição de cocada mole de cortesia pelo chef João Diamante.
O dia de Cosme e Damião também está presente em outros espaços culturais da cidade, como a Estação Net, onde os clientes ganham um saquinho de doces na compra de um ingresso para o cinema, no Festival no Leme, na Rua Gustavo Sampaio 361, com o Festival de São Cosme e Damião no Yayá a partir do meio-dia, e na Barra da Tijuca, onde o cantor Zeca Pagodinho distribuirá 500 saquinhos de doce pelas ruas do bairro. Gabrielzinho do Irajá também estará distribuindo saquinhos de doce na Rua Lima Sucupira 232, em Irajá, a partir das 13h.
Para quem busca opções culturais e de lazer, o perfil @maeboemia, da jornalista Marina Gonçalves, sugere alguns eventos especiais, como o lançamento do cordel infantil “As três estrelas do céu” no Al Farabi, na Rua do Mercado 34, no Centro, a partir das 14h, e a festa no Renascença Clube, na Rua Barão de São Francisco 54, em Andaraí, com brincadeiras e doces para as crianças, seguido pelo Samba da Volta a partir das 15h30.
Outras opções incluem o cortejo na Praça da Harmonia, na Gamboa, a partir das 16h, saindo da sede da Cia de Mystérios e Novidades, o evento no Jurema Bar, na Rua Morais e Vale 47, na Lapa, com distribuição de doces, brincadeiras para as crianças e roda de samba ao vivo a partir do meio-dia, e a programação no Parque Recanto do Trovador, na Rua Visconde de Santa Isabel 272, em Vila Isabel, com Coco do Trovador oferecendo congo e jongo de graça, além de doces e oficinas para crianças a partir das 15h.
Não fique de fora das comemorações do dia de Cosme e Damião e aproveite as diversas opções de celebração espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro neste sábado. Aproveite a distribuição de doces, participe das festas e desfrute de momentos especiais em homenagem aos santos gêmeos Cosme e Damião.