Fios soltos em postes: entenda de quem é a responsabilidade e como diferenciar fios de telefonia dos de eletricidade
Goiás registrou três casos de mortes devido a choque elétrico em fios soltos durante a última semana. Confira dicas de como se manter em segurança durante o período chuvoso e como denunciar casos de descuido.
Moradores relatam medo de fios soltos espalhados por Goiânia e Aparecida
DE registrou três casos de mortes devido a choque elétrico em fios soltos durante a última semana. Os acidentes em Goiânia, Rio Verde e Anápolis levantaram discussão sobre de quem é a responsabilidade sobre os fios soltos. O DE procurou empresas do ramo para orientar como diferenciar os fios de telefonia dos de eletricidade.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que a responsabilidade pela gestão da ocupação de postes é das distribuidoras de energia elétrica. Em contrapartida, cabe às empresas de telefone e internet cumprir a legislação e corrigir irregularidades apontadas pelas companhias de luz.
> “Compete às distribuidoras detalhar as regras de utilização da infraestrutura, zelar pela boa gestão e conformidade na ocupação dos postes, atividade pela qual são remuneradas pelos prestadores ocupantes, podendo ser acionadas em caso de irregularidades”, afirmou a Anatel.
Segundo a Anatel, também cabe às distribuidoras de energia gerir os contratos de compartilhamento de infraestrutura dos postes. Já as prestadoras precisam seguir os planos de ocupação e as normas técnicas definidas por cada distribuidora.
QUEM CUIDA DOS POSTES EM GOIÁS
Em Goiás, a Equatorial é a responsável pelo gestão dos postes. Ao DE, Roberto Vieira, superintendente técnico da empresa, confirmou que a Equatorial fiscaliza e notifica as empresas de telecomunicações no estado.
De acordom com a distribuidora, em mais de dois anos de concessão, a Equatorial realizou mais de 311 mil fiscalizações em postes, gerando cerca de 174 mil notificações para quase 473 empresas de telecomunicações em todo o estado.
Em nota ao DE, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Conexis Brasil Digital), que representa grandes operadoras de telecomunicações do país (Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo), informou que as empresas “seguem os padrões estabelecidos em regulamentos e normas técnicas para a instalação de fios e cabos nos postes e mantêm equipes de prontidão para manutenção permanente e atendimento de eventuais emergências”.




