Influenciador Gabriel Spalone preso no Panamá por fraudes milionárias via Pix: Polícia Federal atua.

influenciador-gabriel-spalone-preso-no-panama-por-fraudes-milionarias-via-pix3A-policia-federal-atua

Autoridades do Panamá prendem influenciador brasileiro suspeito de desviar milhões via Pix

Gabriel Spalone foi solto na tarde deste sábado. Ele é considerado foragido no Brasil desde terça-feira (23), quando foi alvo de uma operação que investiga um esquema de fraudes em transferências por Pix.

Polícia Federal do Panamá detém influenciador e empresário Gabriel Spalone

Um influenciador brasileiro, investigado pela Polícia de São Paulo, foi detido no Panamá durante uma conexão de aeroporto. Gabriel Spalone é considerado foragido aqui no Brasil desde terça-feira (23), quando foi alvo de uma operação sobre um esquema de golpes com transferências digitais.

Gabriel Spalone, de 29 anos, é dono de duas empresas que se apresentam como fintechs, que são financeiras online voltadas para pagamentos e investimentos.

Em uma rede social, o influenciador afirma que mora em Dubai. Ele também tem endereços em São Paulo.

Na última terça-feira, a Polícia Civil fez uma operação para cumprir mandatos de busca e apreensão e de prisão temporária contra Spalone, mas o influenciador não foi encontrado. Duas pessoas foram presas.

Os investigadores dizem que o esquema funcionava da seguinte forma: as empresas criadas por Gabriel Spalone ofereciam serviços financeiros digitais, como transações de câmbio, criptomoedas e pagamentos; essas companhias não tinham autorização do Banco Central para operar diretamente transferências diretas via Pix. Então, usavam o sistema de bancos ou empresas financeiras que têm autorização – o chamado Pix indireto, que é ilegal desde janeiro, quando o Banco Central endureceu as regras para as fintechs, como as de Spalone.

Segundo a polícia, em fevereiro, as empresas de Gabriel realizaram, em menos de 5 horas, mais de 600 transferências ilegais por Pix indireto de 10 contas de um único banco, totalizando R$ 146,5 milhões. A instituição conseguiu identificar a fraude e recuperar R$ 100 milhões.

As autoridades brasileiras localizaram o influenciador na sexta-feira (26). Ele estava no Aeroporto Internacional do Panamá fazendo uma escala de um voo para os Estados Unidos. Os policiais brasileiros pediram a detenção dele e a transferência para o Brasil.

A defesa de Gabriel Spalone disse que recorreu à Justiça panamenha e que o influenciador foi solto na tarde deste sábado. A Polícia Civil de São Paulo não confirmou a informação.

Em nota, o advogado do influenciador afirmou ainda que o seu cliente “já esclareceu e apresentou todas as provas que demonstram inexistir necessidade de prisão e qualquer ato ilícito de sua autoria”.

Agora há pouco, a Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo confirmou que o nome Gabriel Spalone foi incluído na lista vermelha da Interpol.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp