No último domingo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma corrida em comemoração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC) em Brasília. O evento reuniu autoridades, servidores, terceirizados, atletas amadores e a comunidade na Esplanada dos Ministérios, na capital do país.
Além de Lula, estiveram presentes ministros, servidores e trabalhadores do Ministério da Educação, que participaram da corrida em categorias como masculino, feminino e paratletas. Segundo a assessoria da Presidência da República, o ex-presidente participou da caminhada de 3 km, com uma duração média de 35 minutos. Após a caminhada, Lula posou para fotos no pódio da corrida.
Acompanhando o ex-presidente no percurso estava a primeira-dama Janja da Silva. Também estavam presentes os ministros Camilo Santana (PT), da Educação, Fernando Haddad (PT), da Fazenda, Alexandre Silveira (PSD), de Minas e Energia, Alexandre Padilha (PT), da Saúde, e Gleisi Hoffmann (PT), das Relações Institucionais, além do presidente do PT, Edinho Silva.
Após alguns minutos de caminhada, Lula decidiu dar um trote por cerca de 30 segundos, pedindo a saída dos fotógrafos que o acompanhavam. O ex-presidente já havia publicado fotos correndo no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência, mostrando seu interesse por atividades físicas e esportivas.
A iniciativa de promover a corrida em comemoração aos 95 anos do MEC foi uma forma de envolver a comunidade e celebrar a importância da educação no país. O evento contou com a participação de diversos públicos, demonstrando a importância do esporte e da atividade física para a integração e promoção da saúde.