Alunos da rede estadual criam smartwatch para apoiar colegas neurodivergentes

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Por meio da criatividade, empatia e tecnologia, estudantes do Cepi Dr. Mauá Cavalcante Sávio, em Anápolis, transformaram um desafio real em inovação premiada. Os alunos Ana Gabrielly Pereira, Pedro Augusto Yoshihara e Anna Beatriz Souza desenvolveram o Sentipulso, um smartwatch pensado para auxiliar estudantes neurodivergentes no controle emocional dentro do ambiente escolar.

O projeto nasceu do curso técnico em marketing do programa Profissionaliza Goiás, uma parceria entre a Seduc Goiás e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Anápolis, sob a supervisão dos professores Késia Cruz e Túlio Vadeley Silva.

O Sentipulso conquistou 1º lugar na categoria Referência, área de Engenharias, na 9ª Mostra de Ciência, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura (Moscitec), realizada em Porto Alegre (RS). Além do troféu e das medalhas, os jovens receberam credenciais para participar de uma feira internacional e ficaram entre os nove projetos finalistas do Desafio Learning Sectors.

Apoio a colegas neurodivergentes

O relógio também identifica estados emocionais e, por meio de alertas visuais e vibração, ajuda na autorregulação dos estudantes. Tudo isso com uma pegada sustentável: sucata eletrônica, placas solares reaproveitadas de calculadoras antigas e componentes acessíveis, como o Arduino Uno, foram usados na construção do protótipo.

Protagonismo estudantil

A professora Késia Cruz relatou que o projeto ajudou os estudantes a desenvolverem ainda mais o olhar de sensibilidade em ajudar o próximo.

“Os alunos aprendem resolvendo problemas reais, conectando teoria e prática. No Sentipulso, eles planejaram, testaram, ouviram o público-alvo e aprimoraram a solução. O protagonismo é deles”, pontuou.

A estudante Ana Gabrielly expressou sua felicidade em conseguir ver o projeto se destacando nacionalmente e podendo ser colocado em prática.

“O Sentipulso nasceu do encontro entre sustentabilidade, afeto e inteligência artificial. Foi mais do que tecnologia, buscamos conectar vidas e abrir caminhos para que a escola seja um espaço sempre humano e acessível”, destacou.

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