A Escola do ‘pesadelo’ se transformou em referência internacional e foi premiada como a melhor escola do mundo. Estamos falando da EE Parque dos Sonhos, localizada em Cubatão (SP), que deu a volta por cima e conquistou reconhecimento global por sua abordagem humanista e acolhedora em meio às adversidades.
Esta instituição de ensino foi uma das dez melhores premiadas no World’s Best School, um prêmio internacional promovido pela T4 Education. A cerimônia de premiação contou com a presença de autoridades do governo estadual de São Paulo, destacando o impacto positivo que a escola vem gerando em sua comunidade.
O prêmio foi concedido à EE Parque dos Sonhos na categoria ‘Superando a Adversidade’, graças à sua metodologia baseada em princípios humanistas e de não violência, contrariando o apelido pejorativo que carregava no passado de “Parque dos Pesadelos”. O reconhecimento veio pelo incentivo ao esporte e pelo acolhimento individual dado a cada aluno.
Sob a gestão do diretor Régis Marques Ribeiro, a escola, fundada em 2014 com o intuito de atender famílias em situação de vulnerabilidade, expandiu sua oferta educacional e hoje atende 580 alunos do 1º ao 9º ano. O foco está em olhar para o aluno como ser humano, ouvindo suas necessidades e desejos, o que tem transformado a experiência educacional na instituição.
Com a entrada no top 10 do prêmio internacional Melhor Escola do Mundo, a EE Parque dos Sonhos se torna uma referência estadual, demonstrando que educar com amor e acolhimento são práticas possíveis e com resultados efetivos na formação dos alunos. O reconhecimento internacional reforça o comprometimento da escola em gerar mudanças positivas em sua comunidade.
Para atender à crescente demanda, a escola ampliará seu escopo educacional a partir de 2026, oferecendo também o Ensino Médio. Com isso, espera-se alcançar mais de mil estudantes, o que reflete a confiança e a satisfação dos pais e alunos com a qualidade de ensino proporcionada pela instituição.
Com depoimentos positivos de pais, alunos e autoridades locais, fica evidente a importância e o impacto positivo que a EE Parque dos Sonhos tem na comunidade de Cubatão. O compromisso de replicar esse modelo em outras escolas da rede é uma meta estabelecida pelo governo municipal, visando expandir o ensino em tempo integral para mais de 60% das unidades até 2026.