Evento em Nova Crixás: mais de 20 aviões impressionam na nova fronteira agrícola de Goiás

evento-em-nova-crixas3A-mais-de-20-avioes-impressionam-na-nova-fronteira-agricola-de-goias

Nova fronteira agrícola de Goiás: conheça região do vídeo com mais de 20 de aviões que impressionou a web

Segundo associação, o Vale do Araguaia representa 10% de toda a safra de soja produzida no estado, além de 15% da produção de milho. Região ainda tem potencial para aumentar sua área agricultável em 50%.

Vídeo mostra mais de 20 aviões em evento do agronegócio, em Nova Crixás

Vídeo mostra mais de 20 aviões em evento do agronegócio, em Nova Crixás

O vídeo que impressionou a web mostrando mais de vinte aviões em uma fazenda foi filmado no Vale do Araguaia, região considerada a nova fronteira agrícola de Goiás. A propriedade rural, localizada em Nova Crixás, no norte do estado, reuniu diversos empresários do agronegócio em um evento que marcou o início da plantação de soja.

Segundo a Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos de Goiás (Aprosoja-GO), a região, formada por onze cidades, recebeu essa denominação por representar, atualmente, 10% de toda a safra de soja produzida no estado, além de 15% da produção de milho.

De acordo com a entidade, o Vale do Araguaia tem potencial para aumentar sua área agricultável em 50% e converter mais de dois milhões de hectares de pastagens degradadas em áreas produtivas para a primeira safra da soja.

A quantidade de aviões estacionados na Fazenda Tamburi surpreendeu vários internautas. Segundo um especialista ouvido pelo DE, cada aeronave pode custar mais de R$ 40 milhões, dependendo do modelo, ano de fabricação e outros fatores, como recursos tecnológicos.

Piloto há cinco anos, Hallan Vieira explicou que quase todos os aviões que aparecem nas imagens são bimotores, capazes de transportar de cinco a dez pessoas, sem contar o piloto. O especialista, que trabalha com voos executivos no Centro-Oeste, diz que o uso dessas aeronaves por empresários do agro já se tornou uma necessidade.

> “Empresários que precisariam estar em estradas perigosas, ruins, passando dias para se locomover entre grandes centros e suas propriedades, podem fazê-lo em poucas horas”, avalia.

De acordo com a Aprosoja, o Vale do Araguaia ainda tem muitas terras disponíveis para agricultura. Existe, ainda, a previsão de que a região passe por um novo ciclo de crescimento até o final desta década, com a conclusão da obra da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), prevista para 2029. A ferrovia ligará Mara Rosa, no norte de Goiás, a Água Boa, no Mato Grosso. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os municípios são dois polos estratégicos para o escoamento de grãos e outros produtos agrícolas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp