Caçapava volta a registrar foco de incêndio em área de mata próxima a condomínios
Queimada, que teve início na segunda (29), havia sido controlada após mais de 24 horas, nesta terça (30). Apesar disso, a Defesa Civil confirmou que há um novo foco ativo nesta quarta (1°).
Caçapava DE volta a registrar um foco de incêndio nesta quarta-feira (1°), na mesma região onde uma queimada de grandes proporções durou mais de 24 horas no início da semana.
A queimada, que teve início na segunda (29), havia sido controlada após mais de 24 horas, nesta terça (30). Apesar disso, a Defesa Civil confirmou que há um novo foco ativo nesta quarta (1°).
Imagens enviadas por moradores da cidade mostram uma chama alta durante a madrugada.
O local onde há o foco ativo de incêndio é uma área de mata na região do bairro Guamirim, próximo a condomínios residenciais, o que preocupa os moradores.
O órgão municipal informou que atua no local com dois caminhões-pipa para controlar as chamas. O Corpo de Bombeiros também participa da operação.
Entre segunda e terça-feira, o fogo atingiu uma área de 300 mil metros quadrados, o que é equivalente ao tamanho de 42 campos de futebol. O combate durou mais de 24 horas.
Por conta do tempo seco, toda a região do Vale do Paraíba segue com risco alto de queimadas nesta semana, de acordo com a Defesa Civil de São Paulo.
O calor, a ausência de chuva e a baixa umidade do ar são os principais motivos para o risco elevado de incêndios florestais, que deixa diversas regiões do estado de São Paulo em alerta, segundo o órgão.
Por conta do alerta, a Defesa Civil emitiu uma série de recomendações: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo e não queimar lixo e não soltar balão.