Novo calendário do futebol aumenta chances do Coritiba na Copa do Brasil; veja o que muda
Ainda sem vaga garantida, Coxa aumenta as possibilidades de classificação com as novidades. O que muda para o Coritiba em relação ao novo calendário do futebol brasileiro a partir de 2026? O impacto, no momento, é sobre a possibilidade de conquistar uma vaga na Copa do Brasil da próxima temporada, isso porque, no momento, o Coxa não tem classificação confirmada.
O novo formato aumenta consideravelmente as chances de classificação para o Coritiba. Antes, o acesso à competição pela Série B só seria possível com o título. Agora, basta garantir o acesso à Série A. Isso porque os clubes da primeira divisão só entrarão na Copa do Brasil na quinta fase, a última antes das oitavas de final.
A vaga também pode ser conquistada indiretamente: se Athletico ou Operário garantirem o acesso à Série A, isso abrirá uma vaga extra para o Coxa, que terminou o Paranaense deste ano na quinta colocação. A posição abaixo dos rivais no estadual se torna vantajosa nesse cenário.
Por fim, o Coritiba mantém um caminho de classificação que não foi alterado: a conquista da Taça FPF. Se for campeão, o Coxa terá o direito de escolher entre disputar a Copa do Brasil ou a recém-criada Copa Sul-Sudeste.
O principal torneio mata-mata do país passará a ter 126 clubes já no próximo ano, subindo para 128 em 2027 – um aumento significativo, já que até 2025 eram 92 times. Essa expansão se reflete nas vagas diretas dos estaduais, que saltam de 80 para 102. A competição começará em 18 de fevereiro e terá seu ponto final em 6 de dezembro, encerrando o calendário antes do término do Brasileirão. As quatro primeiras fases serão disputadas em jogo único. Da quinta fase em diante (que antecede as oitavas de final) até as semifinais, a disputa será em jogos de ida e volta, culminando na final única.
Os 20 times da Série A entrarão diretamente na quinta fase, a última antes das oitavas. Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr.