De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), outubro começa com um alerta de tempestades potenciais em todo o Paraná. O aviso abrange 399 cidades do estado, com previsão de volume de chuva de até 50 milímetros e ventos que podem atingir 60 quilômetros por hora. Essa instabilidade climática é decorrente da persistência de um cavalo meteorológico entre o Paraguai, norte da Argentina e sul do Brasil. Espera-se variações de nuvens em todo o estado com algumas aberturas de sol.
A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que as chuvas devem persistir ao longo da primeira quinzena de outubro. Além disso, o mês será caracterizado por temperaturas elevadas e baixa umidade. O coordenador de operações do Simepar, Marco Jusevicius, ressalta que é esperado um grande volume de precipitação nas regiões oeste e sudoeste do estado, enquanto as regiões norte e noroeste terão temperaturas máximas acima de 34°C e umidade relativa do ar entre 25% e 50% à tarde.
Entre uma frente fria e outra, o tempo ficará estável, com sol entre nuvens e temperaturas mais altas. Na segunda metade do mês, a previsão é de sol e temperaturas elevadas, favorecendo pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. O meteorologista também destaca a possibilidade de ondas de calor em algumas regiões do Paraná durante outubro.
O mês de outubro será marcado por uma série de eventos climáticos no Paraná, conforme apontam os especialistas. As regiões oeste, noroeste, sudoeste e sul do estado devem esperar tempestades mais intensas e atividades de chuva severa. Em contrapartida, o norte, Campos Gerais, região metropolitana de Curitiba e litoral terão menor atividade de chuva.
Na medida em que a população se prepara para essas condições climáticas adversas, o Inmet recomenda alguns cuidados, como evitar abrigar-se debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de alterações nas encostas, é importante observar e agir com cautela.
Para maiores informações e auxílio, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, ligando para o número 193. Siga as orientações dos órgãos responsáveis e esteja preparado para lidar com as condições climáticas previstas para todo o mês de outubro no Paraná.