Tomorrowland adota medidas de segurança após intoxicação por metanol em bebidas adulteradas no país
Segundo o Ministério da Saúde, há 127 notificações por suspeita de intoxicação por metanol em todo o país. Por conta dos casos, festival adotou medidas específicas para controlar supostas bebidas adulteradas.
Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado (4) aponta que, em todo o país, há 127 notificações por suspeita de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, 12 mortes foram confirmadas em decorrência da substância.
Por conta do aumento de casos, o Tomorrowland Brasil, festival de música eletrônica mundial que acontecerá em Itu (SP), entre os dias 10 e 12 de outubro, adotou medidas específicas para controlar a distribuição de bebidas alcoólicas no evento.
Entre elas, está a proibição integral de líquidos na entrada do DreamVille – local onde o público pode ficar alojado – ou na porta do evento, incluindo água. Além disso, garrafas e copos pessoais devem estar obrigatoriamente vazios durante a entrada. Veja a lista completa:
– Nenhum líquido será permitido na entrada do DreamVille ou do festival, incluindo água;
– Apenas latas lacradas serão autorizadas no DreamVille;
– Todas as garrafas serão proibidas na entrada do DreamVille e do festival.
– Garrafas e copos pessoais deverão estar vazios antes da entrada.
– Água gratuita estará disponível em todo o local.
Em nota, o festival afirma que manterá uma comunicação clara em todos os canais e será constantemente atualizado com base nas inspeções.
O Procon-SP criou um atalho em seu site para receber denúncias sobre bebidas suspeitas de adulteração diante dos casos de intoxicação por metanol registrados nos últimos dias na capital e na Grande São Paulo.
Os consumidores que identificarem situações de bebidas suspeitas de adulteração — seja na compra em mercados ou ao consumir em bares, restaurantes e outros estabelecimentos — podem formalizar a denúncia no site: www.procon.sp.gov.br.
O metanol (CH₃OH) é uma substância altamente inflamável, tóxica e de difícil identificação. O produto é um tipo de álcool simples, incolor e inflamável, com cheiro semelhante ao da bebida alcoólica comum.
Os sintomas da intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas incluem ataxia, sedação, desinibição, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, taquicardia, convulsões e visão turva. Em caso de suspeita, é fundamental buscar atendimento médico de emergência.
O Centro de Controle de Intoxicações (CCI-SP) pode ser contatado pelos telefones (11) 5012-5311 e 0800 771 3733 para diagnóstico e orientações.