A indústria audiovisual brasileira passará a contar com uma federação nacional a partir desta segunda-feira (6), com o lançamento oficial da Federação da Indústria e Comércio Audiovisual (FICA), durante o DE TEU, principal evento de negócios do setor na América Latina. A criação da entidade será acompanhada da apresentação de um estudo inédito que revela o impacto econômico do segmento no país. DE teve acesso a alguns números desse estudo.
Realizado pela Oxford Economics a pedido da Motion Picture Association (MPA), o levantamento aponta que o setor audiovisual brasileiro gerou um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 70,2 bilhões em 2024. Isso significa que todas as atividades ligadas à produção, distribuição e exibição de conteúdos — como filmes, séries, programas de TV e vídeos sob demanda — movimentaram esse montante na economia nacional. Em outras palavras, é o valor total que essa indústria adicionou ao PIB brasileiro em um ano, considerando empregos, impostos, exportações e serviços prestados.
O estudo também destaca a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior à força de trabalho da indústria automotiva, por exemplo. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, o mesmo volume da indústria farmacêutica, por exemplo. A criação da FICA é resultado de dois anos de articulações lideradas por Walkíria Barbosa, produtora de cinema e TV e sócia do Grupo Total, que assume a presidência da federação. A iniciativa ganhou força após o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) incluir o audiovisual no projeto Nova Indústria Brasil, reconhecendo o setor como vetor de inovação e geração de empregos qualificados.
Segundo ela, o Brasil tem potencial para ampliar sua participação no PIB de 0,6% para 1,5% nos próximos três anos. A estrutura da FICA foi pensada para representar toda a cadeia produtiva do audiovisual, reunindo profissionais e empresas em torno de uma federação nacional. A cerimônia de lançamento será realizada às 18h, após a apresentação do estudo às 17h, dentro da programação do DE, que integra o Festival Internacional de Cinema do Rio. O evento acontece no Armazém 6, na Orla Conde, na região do Porto Maravilha.