VÍDEO: Balões são flagrados sobrevoando diversas cidades do Vale do Paraíba na manhã deste domingo (5)
Segundo a Polícia Ambiental, a situação é monitorada. Até o momento, não há informações sobre quedas de balões nem de feridos.
Balões são flagrados sobrevoando diversas cidades da região na manhã deste domingo (5). Crédito: Demetrius Costa, Jorge Cândido e Jesse Oliver/Vanguarda Repórter
Diversos balões foram vistos sobrevoando as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Monteiro Lobato, na manhã deste domingo (5).
Os objetos no céu chamaram a atenção de moradores, que enviaram registros pelo aplicativo Vanguarda Repórter relatando os avistamentos que chegavam a até nove balões.
Ao DE, a Polícia Militar Ambiental disse que monitora a situação, mas que, a princípio, se tratam de balões de gás hélio com bandeiras e que eles, até o momento, não apresentam grandes riscos aos moradores.
Segundo a polícia, o balão de gás hélio não é movido a fogo, então a tendência é que os balões subam na atmosfera até explodirem sozinhos.
Ainda segundo a corporação, mesmo com baixo potencial de provocar queimadas ou incêndios, os balões de gás hélio geram preocupação, pois as bandeiras dos balões podem cair sobre residências, causando danos em fiações, por exemplo, e também pois a região é rota de aviões e os balões podem atingir as aeronaves e até interferir nos trajetos.
A Polícia Militar Ambiental destacou que os órgãos responsáveis pelo monitoramento de aviões foram alertados sobre os avistamentos de balões na região. Até a última atualização desta reportagem, não havia relatos de quedas de balões, feridos ou qualquer dano em decorrência da soltura. O caso seguia sendo monitorado pelas autoridades.
Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios é crime. A pena prevista caso o autor do lançamento seja identificado é a detenção, multa ou ambas cumulativamente. De acordo com o governo federal, a prática pode provocar incêndios em florestas e em áreas urbanas como casas, escolas e hospitais, colocando em perigo a vida das pessoas. Além disso, o risco é considerado ainda maior na aviação. Os balões podem colidir com as aeronaves, enroscar nas turbinas, provocar incêndios ou cair na pista durante uma decolagem.