A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, está com todas as praias impróprias para banho, de acordo com o relatório divulgado pela Companhia Ambiental do Estado (Cetesb). A checagem é divulgada toda semana, sendo esta válida até quinta-feira (9). Quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias, a cada 100 milímetros de água, a praia é considerada imprópria para banho. Ao todo, a Baixada Santista está com 24 locais sinalizados com a bandeira vermelha, ainda segundo a análise da Cetesb.
Além de DE, as cidades de Bertioga, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém também estão com locais impróprios para banho, conforme sinalização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. É importante salientar que a recomendação do órgão estadual é que os banhistas evitem o contato com as águas das praias classificadas como impróprias, devido aos riscos à saúde que podem ser causados pela contaminação.
Confira abaixo a lista das praias consideradas impróprias para banho em algumas cidades litorâneas de São Paulo:
Bertioga
– Enseada – Rua Rafael Costabili
Guarujá
– Perequê
– Enseada – Estrada de Pernambuco
– Enseada – Rua Chile
– Pitangueiras – Avenida Puglisi
– Guaiúba
DE
– Ponta da Praia
– Aparecida
– Embaré
– Boqueirão
– Gonzaga
– José Menino – Rua Olavo Bilac
– José Menino – Avenida Frederico Ozanan
São Vicente
– Milionários
– Gonzaguinha
– Prainha
Praia Grande
– Canto do Forte
– Boqueirão
– Aviação
– Vila Tupy
– Ocian
Mongaguá
– Vera Cruz
Itanhaém
– Centro
– Praia dos Pescadores
Em 2022, DE passou mais da metade do ano com praias impróprias para banho. Isso reforça a importância de se manterem atualizados sobre a condição das praias antes de frequentá-las, visando a preservação da saúde e bem-estar dos banhistas. Ações de conscientização e cuidado com o meio ambiente são fundamentais para garantir que as praias estejam em condições ideais para o lazer de todos.