Na manhã desta terça-feira (28), aproximadamente 700 veículos foram prensados no pátio do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Hidrolândia. Uma siderúrgica arrematou em leilão os carros e motos que foram classificados como sucata e estavam recolhidos há muito tempo no local.
Esses veículos não podem voltar às ruas por não possuírem o mínimo de segurança necessária para o tráfego. Além disso, essa modalidade de leilão impede que as peças dos carros alimentem o mercado ilegal. As peças serão recicladas e retornarão ao mercado como material reciclado legalizado. Os fluidos dos carros foram retirados antes dos veículos passarem pela prensa.
As multas desses veículos não se extinguem mesmo após os mesmos serem prensados. As dívidas seguem com os antigos proprietários. A nova legislação prevê que qualquer veículo apreendido pode ser leiloado caso o dono não procure retirá-lo em até 60 dias após a apreensão.
A siderúrgica que arrematou os veículos em Hidrolândia já passou pelas unidades da PRF em Catalão, Morrinhos, Itumbiara, São Simão, Jataí, Rio Verde e Guapó. Todos os carros e motos fazem parte de um leilão no qual mais de 2600 veículos foram arrematados. Alguns deles estavam nos pátios há mais de 10 anos. A limpeza dos pátios também colabora para evitar a proliferação de doenças, pois os carros abandonados são abrigos de animais e insetos.