Abstenção de 42,8% no CNU 2025: quase 60% dos inscritos realizaram as provas, afirma ministra

abstencao-de-422C825-no-cnu-20253A-quase-6025-dos-inscritos-realizaram-as-provas2C-afirma-ministra

CNU 2025: cerca de 43% dos inscritos não compareceram às provas, diz ministra

Segunda edição do ‘Enem dos concursos’ teve mais de 760 mil inscritos. Esther Dweck disse que exame ocorreu “de forma tranquila”; um local de prova, em Manaus (AM), enfrentou problemas.

Ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação) apresenta balanço da primeira fase do CNU 2025 — Foto: Reprodução/TV Globo

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, informou neste domingo (5), que quase 60% dos candidatos realizaram as provas do primeiro dia do Concurso Unificado Nacional (CNU), o “Enem dos Concursos”.

Segundo ela, a abstenção — o percentual de pessoas que não compareceu ao exame — foi de 42,8%. O índice é menor do que o registrado no ano passado, quando 54,12% dos inscritos não fizeram as provas.

Mais de 760 mil pessoas se inscreveram para participar do maior concurso público do país. Pela manhã, a ministra já havia adiantado que a expectativa era de que a abstenção fosse mais baixa do que o índice obtido em 2024.

“A abstenção foi de 42,8%, o que significa que quase 60% das pessoas inscritas efetivamente fizeram a prova. Um aumento muito grande em relação ao ano passado, como a gente já imaginava”, afirmou Esther Dweck em entrevista à imprensa.

APLICAÇÃO DAS PROVAS FOI ‘TRANQUILA’, DIZ MINISTRA

Conhecido como “Enem dos concursos”, o certame está em sua segunda edição. As provas foram aplicadas em 228 cidades em todo o Brasil.

À imprensa, Esther Dweck destacou que a aplicação da primeira fase do exame ocorreu “de forma tranquila”.

“Nesta segunda edição, a prova ocorreu de forma tranquila, praticamente sem intercorrências. Isso é fruto de um trabalho conjunto de órgãos do governo federal”, disse.

Ao longo deste domingo, apenas um local de prova enfrentou problemas. O Ministério da Gestão e Inovação informou que a Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, em Manaus (AM), ficou sem energia elétrica.

Os mais de 400 candidatos inscritos na unidade tiveram de esperar para realizar o exame. Segundo a pasta, eles receberam um tempo adicional para concluir as provas.

A expectativa é que o gabarito preliminar da primeira fase do exame seja divulgado nesta segunda-feira (6). As notas devem ser conhecidas em 12 de novembro.

Candidatos classificados para a segunda fase farão provas discursivas em 7 de dezembro. As primeiras listas de classificação devem ser divulgadas em 20 de fevereiro de 2026. O cronograma também prevê que as convocações comecem em março do próximo ano.

CNU EM NÚMEROS

‘Enem dos concursos’ (CNU) ocorre neste domingo (5), com mais de 760 mil candidatos

O certame oferta 3.652 vagas no total (sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário). Serão 2.480 vagas imediatas e 1.172 vagas para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados. As vagas estão distribuídas em 32 órgãos.

Os cargos foram agrupados em 9 blocos temáticos, com a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com definição de lista de preferência.

O Ministério da Gestão e da Inovação informou que 761.545 pessoas se inscreveram para as provas. Do total, 252.596 inscrições homologadas foram para as cotas destinadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp