Intoxicação por metanol: Brasil tem 16 casos confirmados e 209 suspeitos; Ministério da Saúde distribui antídotos

intoxicacao-por-metanol3A-brasil-tem-16-casos-confirmados-e-209-suspeitos3B-ministerio-da-saude-distribui-antidotos

Intoxicação por metanol: Brasil tem 16 casos confirmados e 209 suspeitos, diz novo boletim do Ministério da Saúde; veja dados por cidade

Casos foram registrados em treze estados. Bahia e Espírito Santo deixaram de integrar a lista, após seus casos serem descartados. Ceará notificou primeiro caso suspeito.

Brasil compra mais de 2 mil ampolas de antídoto pra intoxicação por metanol

O número de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 225 no Brasil, segundo novo balanço do Ministério da Saúde divulgado na noite deste domingo (5).

O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.

São 16 casos confirmados e 209 em investigação. A lista de estados com ocorrência dos casos caiu de para 13, após Bahia e Espírito Santo terem seus casos descartados. O Ceará notificou seu primeiro caso suspeito.

Desses 225 casos, 15 foram mortes, das quais 13 estão em investigação.

A maior parte dos casos é no estado de São Paulo, com 14 confirmações e 178 suspeitas sob investigação.

MINISTÉRIO COMEÇA A DISTRIBUIR ANTÍDOTOS

O Ministério da Saúde informou, também, que começou a distribuir etanol farmacêutico, um dos antídotos usados no tratamento de intoxicações por metanol, a estados que pediram reforços de estoque.

Na primeira remessa foram enviadas 580 ampolas a cinco estados: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.

Além do etanol farmacêutico, o ministério fechou um contrato para comprar 2,5 mil unidades de fomepizol, um medicamento que também é usado como antídoto para intoxicações. Elas serão compradas de um fornecedor do Japão e devem chegar na próxima semana ao Brasil.

QUEM SÃO AS VÍTIMAS

As autoridades não divulgaram oficialmente a identidade das vítimas, mas a TV Globo e o DE conseguiram localizar alguns dos pacientes. A seguir, conheça as histórias de pessoas que tiveram a vida profundamente afetada após o consumo de bebidas adulteradas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp