Festival Curicaca: lideranças vão lançar ‘Carta das Mulheres’ que será levada à COP 30 em Belém; veja como colaborar
Encontro acontece durante Festival Curicaca na Arena BRB, em Brasília. Além de roda de conversas, mulheres de todo o país podem sugerir temas para elaboração da carta.
Festival Curicaca vai discutir inovação e tecnologia na indústria
Deputadas, senadoras e mulheres líderes na política nacional se reúnem em Brasília, nesta semana, para lançar a “Carta das Mulheres para a COP 30”.
O documento, que será levado à Conferência do Clima em Belém (PA) no mês que vem, será construído como parte da programação do Festival Curicaca, que começa nesta terça (7) e vai até sábado (11) no estádio Mané Garrincha, no centro da capital.
A carta é resultado de um processo colaborativo nacional, que reúne coletivos, institutos e grupos educacionais de diferentes regiões do país. O objetivo é amplificar a voz das mulheres nas discussões sobre políticas climáticas e na construção de um novo futuro político e ambiental para o Brasil.
O encontro integra a programação especial do festival e busca destacar o protagonismo feminino na formulação de propostas voltadas à sustentabilidade, à equidade e à justiça climática. O público também poderá contribuir com temáticas durante debates e atividades interativas, ou ainda, enviar sugestões para o e-mail querovoceeleita@gmail.com.
Os debates são presenciais, mas quem está longe pode acompanhar a transmissão pela internet, ao vivo. As mulheres podem sugerir desafios, caminhos e soluções que ajudem a transformar a realidade feminina no DF e no Brasil. Veja alguns eixos que devem integrar a proposta:
* Combate ao feminicídio e à violência doméstica: ideias práticas para prevenção, acolhimento e reeducação de agressores.
* Autonomia econômica: formas de garantir renda, crédito e emprego digno para mulheres em vulnerabilidade.
* Saúde física e mental feminina: acesso a cuidado integral, combate ao esgotamento e valorização da saúde hormonal.
* Educação para igualdade: projetos que ensinem respeito, empatia e limites desde a infância.
* Representatividade política e liderança feminina: incentivo à participação ativa em decisões comunitárias e institucionais.
* Proteção da maternidade: apoio a mães solo, licença justa e combate à discriminação no trabalho.
* Tecnologia e segurança: uso de dados e ferramentas digitais para proteger e informar mulheres.
* Mulheres e fé: o papel da espiritualidade na reconstrução emocional e social das mulheres.
* Cultura e memória feminina: valorização de histórias e saberes de mulheres que moldaram o país.
* Sororidade na prática: criar pontes entre mulheres com trajetórias e opiniões diferentes.
A coordenadora do evento, Gabriela Rollemberg, lembra que as mulheres e meninas são “80% das pessoas mais impactadas pela emergência climática, mas permanecem subrepresentadas nas decisões políticas”. A produção da carta é realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, que mobiliza mais de 135 mil mulheres, juntamente com as organizações Quero Você Eleita, Azmina, Elas Pedem Vista e Elas no Poder.
COP30 – Onde vai ser a COP 30?
FESTIVAL CURICACA
O Festival Curicaca é o maior encontro internacional de inovação e tecnologia da indústria brasileira. O festival tem entrada gratuita e acontece de 7 a 11 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, e contará com grandes palestrantes, shows, experiências imersivas, e gastronomia. Com o ingresso, é possível acompanhar as palestras sobre inovação e tecnologia na indústria brasileira, que acontecem no Mané Garrincha. O nome remete à ave típica do Cerrado, Curicaca, que é símbolo de mudança e inovação. A ave canta para anunciar novos tempos. E, segundo os idealizadores do projeto “é justamente isso que o festival representa: transformação, criatividade, desenvolvimento e oportunidades”.