Deputada Luizianne Lins e ativistas brasileiros são deportados de Israel para a Jordânia: saiba mais

deputada-luizianne-lins-e-ativistas-brasileiros-sao-deportados-de-israel-para-a-jordania3A-saiba-mais

A deputada Luizianne Lins e ativistas brasileiros chegaram à Jordânia após serem deportados de Israel. O grupo foi recebido por representantes da Embaixada do Brasil por volta das 5h desta terça-feira (7), no horário de Brasília. Segundo informações do Itamaraty, os brasileiros estavam detidos em Israel e foram libertados, chegando à fronteira com a Jordânia na manhã de terça-feira. O governo brasileiro anunciou que os ativistas serão transportados para Amã, capital da Jordânia, em veículo providenciado pela embaixada brasileira.

Na noite anterior, o Itamaraty havia confirmado a deportação dos 13 brasileiros. As negociações foram conduzidas pela Embaixada do Brasil em Israel. Diplomatas das embaixadas em Tel Aviv e Amã receberam os ativistas após a libertação, por volta das 5h no horário de Brasília, conforme informado pela assessoria da deputada Luizianne Lins. A parlamentar agradeceu a solidariedade internacional em nota divulgada pela delegação brasileira da Global Sumud.

Os brasileiros que estavam na Flotilha Global Sumud foram deportados pela Ponte Allenby/Rei Hussein, com destino à Jordânia. Uma consulta médica para avaliar o estado de saúde dos integrantes do grupo está prevista no auxílio providenciado pelo governo brasileiro. Durante a visita da Embaixada do Brasil em Israel, os detidos relataram violência psicológica e condições precárias de detenção, incluindo falta de tratamento médico adequado.

Israel interceptou na quarta-feira (1º) barcos de ativistas que navegavam em direção à Faixa de Gaza. A flotilha, composta por ao menos 44 barcos civis e cerca de 500 pessoas, transportava ajuda humanitária para a população de Gaza. O Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou que diversos barcos da flotilha foram parados, com os passageiros e tripulação levados em segurança ao porto de Ashdod. Dos 15 brasileiros na flotilha Sumud, um não foi detido, pois estava em um barco diferente, fora da zona de risco determinada por Israel.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp