A edição mais recente do Palco Giratório chega ao Maranhão com uma programação cultural rica que promete entreter e educar o público em São Luís e Caxias. O projeto nacional do Sesc tem como objetivo principal fomentar a circulação de espetáculos e ações formativas em todo o país, reunindo grupos de diversas regiões do Brasil para apresentações, rodas de conversa e atividades formativas gratuitas e a preços populares.
O evento começou no dia 6 de setembro e promete se estender ao longo de todo o mês. A programação inclui uma variedade de atividades, desde oficinas até debates e seminários em diferentes locais nas cidades de São Luís e Caxias. O Grupo Baquetá, do Paraná, abriu as atividades com a oficina “Brincando Áfricas e Brasis”, que propôs jogos musicais e corporais inspirados em tradições africanas, incentivando a coletividade, música, movimento e dança.
Júlia Martins, do Maranhão, media uma edição especial do “Pensamento Giratório” com o tema “Dramaturgia amefricana e sabenças afroindígenas em cena” do Grupo Baquetá. O foco do encontro é debater aspectos como musicalidade, ancestralidade e corporeidades afro-indígenas no teatro, proporcionando uma reflexão enriquecedora para o público presente.
A programação continua com diversas atrações em São Luís e Caxias, oferecendo espetáculos como “Fica Comigo”, do Grupo Ateliê do Gesto (GO), e o infantil “Era Uma Vez: 3 Contos”, do Grupo Nós Destinos (MA) em Caxias. O Seminário Palco Giratório, que acontece nos dias 21 a 23, reunirá pesquisadores e artistas para debater temas como sustentabilidade, mediação e acessibilidade nas artes cênicas.
A programação se encerra nos dias 28 e 29 com a oficina e o espetáculo “Divagar e Sempre”, do Grupo Las Cabaças (PA), voltados para o público infantil. A diversidade de atividades e atrações proporciona uma experiência enriquecedora para todos os participantes, promovendo a troca de conhecimento e experiências culturais. Não perca a oportunidade de participar dessa jornada pelo universo das artes cênicas no Maranhão.