Estiagem e ‘calorão’ secam vertedouro em Rio Preto após 60 dias sem chuva

estiagem-e-calorao-secam-vertedouro-em-rio-preto-apos-60-dias-sem-chuva

Sem chuva há mais de 60 dias e com ‘calorão’, vertedouro seca em Rio Preto

Represa é responsável pelo abastecimento de água de 20% da população, mas captação continua no Lago 3. Na segunda-feira (6), cidades do noroeste paulista bateram recordes de temperatura.

Temperaturas no noroeste paulista passam dos 40ºC

Com a estiagem prolongada e o “calorão”, o vertedouro do Lago 1 da represa de São José do Rio Preto (SP) secou. A represa é responsável pelo abastecimento de água de 20% da população, em especial os moradores da região central.

O vertedouro é o local onde a água da Represa Municipal chega para o Rio Preto, próximo ao Palácio das Águas. Segundo o Semae, autarquia responsável pelo abastecimento de água em Rio Preto, a vazão de água captada da Represa varia conforme a disponibilidade.

A captação foi interrompida no Lago 1 e continua no Lago 3. O Semae divulgou um comunicado pedindo para que a população economize água e evite o desperdício. A última chuva significativa em Rio Preto ocorreu no dia 28 de julho, há mais de 60 dias.

Na segunda-feira (6), cidades do noroeste paulista bateram recordes de temperatura. Conforme o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), Araçatuba (SP) registrou 42,1ºC e Rio Preto, 37,8ºC.

Entre terça (7) e sexta-feira (10), a expectativa é que uma frente fria traga chuva para o noroeste de São Paulo. A Defesa Civil orienta os moradores a não enfrentarem áreas alagadas e redobrarem a atenção durante as tempestades.

VEJA COMO EVITAR INCÊNDIOS

Como evitar incêndios

Veja mais notícias da região em de Rio Preto e Araçatuba.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp