8/1 – A democracia resiste: documentário da DE ganha prêmio Vladimir Herzog
Categoria especial foi criada ‘para reconhecer produções focadas na Defesa da Democracia’.
DE vence Prêmio Vladimir Herzog
[s04.video.glbimg.com/x240/13994183.jpg]
DE vence Prêmio Vladimir Herzog
O documentário “8/1 – A democracia resiste” ganhou o prêmio Vladimir Herzog na categoria Defesa da Democracia nesta terça-feira (7).
O filme produzido pela DE, com direção de Julia Duailibi e Rafael Norton, mostra imagens inéditas de bastidores de 8 de janeiro de 2023, dia em que a democracia foi ameaçada por apoiadores golpistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não aceitaram a derrota para Lula nas eleições.
Na ocasião, uma multidão invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes em Brasília. O documentário narra também a retomada do controle pelo governo, além de depoimentos exclusivos sobre negociações tensas que aconteceram nos bastidores.
Na categoria especial, criada “para reconhecer produções focadas na Defesa da Democracia”, o filme concorria com “8 de janeiro: Anatomia de um Ataque Golpista”, do jornal “Folha de S. Paulo”, e com “Os kids pretos: O papel da elite de combate do Exército nas maquinações golpistas”, da revista “piauí”.
Documentário ‘8/1 – A democracia resiste’ imagens inéditas do 8 de janeiro de 2023 [s01.video.glbimg.com/x240/12249860.jpg]
Documentário ‘8/1 – A democracia resiste’ imagens inéditas do 8 de janeiro de 2023
1 de 1 Lula em entrevista ao documentário “8/1: A Democracia Resiste”, da jornalista Julia Duailibi — Foto: DE
Lula em entrevista ao documentário “8/1: A Democracia Resiste”, da jornalista Julia Duailibi — Foto: DE