Dois meses após suspender a licitação destinada à compra de kits de uniformes para alunos da rede municipal, a Prefeitura DE Piracicaba (SP) reabriu a concorrência. O edital vinha sendo elaborado desde janeiro, mas a licitação foi lançada em julho e foi suspensa em agosto. Agora, empresas interessadas podem enviar propostas até 22 de outubro.
O prazo de entrega é de até 60 dias corridos, a contar da ordem de fornecimento pela secretaria. Segundo o governo municipal, os kits vão incluir camisetas, calças, bermudas, short saia, jaquetas, meias, tênis e mochilas, e serão distribuídos a todos os 35.483 mil alunos da rede, incluindo os estudantes da Educação DE Jovens e Adultos (EJA).
Enquanto a nova licitação está em andamento, a Secretaria Municipal de Educação informou que segue realizando a entrega dos kits de uniforme para os novos alunos matriculados nas escolas da rede. São contemplados os estudantes que ingressaram a partir de 15 de outubro de 2024, transferidos de escolas particulares ou DE outros municípios.
O atraso na entrega dos uniformes gerou reclamações de pais de estudantes da rede municipal. Em abril, o DE mostrou que, por falta DE unidades para todos, os kits restantes em estoques foram distribuídos aos novos alunos. A administração municipal afirma que assumiu em janeiro deste ano sem um novo contrato assinado para compra dos novos uniformes e, por isso, precisou abrir uma licitação.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) já tinha um valor de R$ 13,5 milhões previsto para a compra de uniformes para 2025. Para 2026, está previsto um valor de R$ 19,6 milhões. A entrega dos uniformes foi uma das promessas de campanha eleitoral do atual prefeito, Helinho Zanatta (PSD).
Ao DE, a assessoria da gestão Luciano Almeida (PP), prefeito da gestão passada, afirmou que não era necessário abrir uma nova licitação pelo atual governo. A gestão anterior deixou o quantitativo e tamanhos tabelados, além DE recursos em caixa para a compra.