Lula e ministros participam de conferência nacional em Luziânia
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) busca fortalecer a educação ambiental nas escolas. Neste ano, o evento faz parte do movimento de preparação do país para a COP 30.
Lula e ministros em conferência nacional de Luziânia, em Goiás — Foto: Divulgação/Ministério da Educação
Na manhã desta quarta-feira (8), o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva participa da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Além do presidente, também participam Marina Silva, ministra Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Camilo Santana, ministro da Educação.
Em 2025, o tema da conferência é: Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática. Segundo o Ministério da Educação, o evento faz parte da preparação do Brasil para a COP 30, que será sediada em Belém, no Pará. A conferência visa fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental.
O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Sanção do Projeto de Lei n° 2628/2022, que dispõe sobre a proteção de crianças e de adolescentes em ambientes digitais (Estatuto da Criança e do Adolescente Digital ? ECA Digital) realizada nesta quarta-feira, 17 de setembro de 2025. — Foto: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
“É um convite para que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas por meio de pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam com seus territórios no enfrentamento das mudanças do clima”, diz o texto sobre o evento.
O evento conta com a participação de escolas que abrangem turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A conferência é organizada pelo órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Mcti).
A etapa nacional teve início nesta segunda-feira (6) e vai até o dia 10 de outubro. Segundo informações do Governo Federal, mais de 2,2 milhões de pessoas foram mobilizadas em 8.732 escolas de 2.307 municípios nas etapas anteriores.




