Secretário de Saúde do DF promete reduzir espera por cirurgias com contratações via PJ

secretario-de-saude-do-df-promete-reduzir-espera-por-cirurgias-com-contratacoes-via-pj

Secretário de Saúde faz balanço da gestão após sete meses no cargo; veja entrevista

Em entrevista para a TV Globo, Juracy Cavalcante falou sobre nova ferramenta de agendamento online nas UBS’s, apontou a dificuldade de manter médicos e prometeu novas contratações no formato PJ para reduzir espera por cirurgias.

Secretário de Saúde fala sobre falta de médicos e sobrecarga dos hospitais, no Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foi assumida por Juracy Cavalcante, em fevereiro deste ano. A escolha por Juracy foi justificada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) como uma aposta em um perfil de médico e gestor.

Nesta quarta-feira (8), o secretário de saúde foi entrevistado pela TV Globo. O secretário falou sobre a nova ferramenta de agendamento online nas UBS’s, apontou a dificuldade de manter médicos e prometeu novas contratações no formato PJ para reduzir espera por cirurgias (veja abaixo).

AGENDAMENTO ONLINE EM UBS

Quando perguntado sobre a sobrecarga dos hospitais e unidades básicas de saúde (UBS) no DF, Juracy diz que a secretaria está trabalhando em mapear as dificuldades. “Nós já temos hoje uma ferramenta que consegue fazer cálculos automáticos de demanda, incremento mensal de fila e oferta, para que o gestor possa tomar uma decisão com celeridade”, falou. Segundo o secretário, 12 UBS’s contam com agendamento online e, em outubro, outras unidades vão contar com a ferramenta.

MÉDICOS DE UBS AFASTADOS

Sobre a falta de profissionais de saúde nos hospitais e UBS’s, Juracy afirma que a Secretaria de Saúde tem muitos médicos afastados do serviço “por inúmeras razões”. Acontece que tem algumas UBS’s, em algumas regiões, que é difícil até reter o médico. Às vezes a gente coloca o médico, e não consegue reter. Ou ele dá atestado ou ele pede para sair daquela região”, disse. O secretário apontou três medidas:

CONTRATAÇÕES PJ DE ANESTESISTAS

De acordo com o secretário, a SES-DF também está contratando mais médicos anestesistas para acelerar as cirurgias. “Nós buscamos chamar esses profissionais, mas não há interesse”, disse. “Para resolver esse tipo de problema, nós lançamos a contratação via PJ [Pessoa Jurídica]. Então nós fechamos agora com três empresas de anestesia. Nós já temos anestesistas hoje, no Hospital do Paranoá, e a partir do dia 15 [de outubro], vamos ter em todos os hospitais”, falou. Segundo ele, o contrato com essas três empresas já foi assinado e a recomposição de profissionais já está sendo realizada.

ESPERA POR CIRURGIAS SERÁ REDUZIDA

O secretário explicou que a falta de anestesistas é um dos maiores motivos para a grande fila para cirurgias no DF, mas que será resolvido com a chegada dos novos profissionais. “Isso é algo que a gente vai conseguir resolver com a chegada dos novos anestesistas. Hoje, eu tenho cirurgião, tenho ortopedista, tenho a sala cirúrgica, mas não tenho o profissional da anestesia. Com esse profissional eu vou conseguir trazer dinamismo para o processo cirúrgico. O paciente, por exemplo, que tá aguardando essa cirurgia há 5 dias, vai ser operado muito mais rápido. Isso vai conseguir tirar essa sobrecarga dos hospitais”, diz.

Leia mais notícias sobre a região no DE DF.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp