Pesquisadores da UFMA desenvolvem dois satélites para missões ambientais e de segurança
Os satélites Jussara-K e Aldebaran-1 serão lançados para monitorar o meio ambiente e auxiliar em resgates de pescadores em casos de naufrágio.
Nanossatélite, batizado de Jussara-K, tem a missão de coletar dados ambientais.
Estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se preparam para o lançamento de dois satélites desenvolvidos na instituição. O Jussara-K será o primeiro satélite do Maranhão lançado a partir da Base de Alcântara. Do tipo spin-off, ele deriva do projeto Aldebaran e marca um avanço inédito na área aeroespacial do estado.
Já o Aldebaran-1, com lançamento previsto para novembro, na Índia, tem como foco missões ambientais e de resgate. O projeto surgiu a partir da preocupação com a segurança de pescadores que utilizam pequenas embarcações, funcionando como uma ferramenta de transmissão de posições dos barcos e auxílio em casos de naufrágio.
Com menos de um quilo, o equipamento foi desenvolvido por alunos do curso de Ciência e Tecnologia da UFMA. Inicialmente criado com fins educativos, o projeto ganhou proporções maiores e deve ser aplicado por empresas em atividades de monitoramento ambiental, como a identificação de focos de queimadas.
O lançamento do Jussara-K está previsto para o dia 28 de outubro, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Toda a operação será controlada pela estação terrestre da UFMA, responsável por receber e analisar os dados transmitidos pelo satélite, como níveis de umidade e monóxido de carbono na atmosfera.
Os satélites maranhenses estão prontos para lançamento e prometem revolucionar a área de monitoramento ambiental e segurança marítima no estado. Com o desenvolvimento desses equipamentos inovadores, a UFMA reafirma seu compromisso com a pesquisa e inovação tecnológica.