João Gomes surpreende ao sair da rota habitual do forró com gravação no Rio de Janeiro de show aberto ao público
João Gomes gravou um show aberto ao público em 26 de outubro, nos Arcos da Lapa, cartão postal do centro do Rio de Janeiro (RJ) — Foto: Divulgação
♫ ANÁLISE
♬ Não deixa de ser surpreendente o anúncio de que João Gomes vai gravar álbum audiovisual no Rio de Janeiro (RJ) em 26 de outubro. A surpresa decorre do fato de que cantores do universo do forró geralmente fazem registros de shows em estados do Nordeste, região que movimenta o mercado desse segmento que abarca vários gêneros musicais sob o rótulo genérico de forró.
Gomes sai dessa rota tradicional do forró ao programar gravação ao vivo de show que será apresentado nos Arcos da Lapa, um dos cartões postais do centro da cidade que gerou a bossa nova nos anos 1950 – década em que o baião de Luiz Gonzaga (1912 – 1989) imperou no Brasil – após ter expandido o samba nascido na Bahia e desenvolvido no Rio desde o início do século XX.
Sob direção de Bruno Moura e Geraldo Estrela, João Gomes fará show aberto ao público com roteiro que alternará sucessos do cancioneiro do artista, músicas inéditas e regravações de sucessos alheios. Gomes, cabe ressaltar, vem ampliando espaços na música brasileira através de conexões com nomes como a cantora Vanessa da Mata.
A recente criação do projeto Dominguinho – show que junta o artista com Jota.Pê e Mestrinho – tem colaborado para levar a voz de João Gomes para além do mercado do piseiro.
Com cenografia de Kaká Samorá e direção de vídeo de Flaney Gonçalves, o registro audiovisual do show no Rio de Janeiro (RJ) simboliza, nesse sentido, mais um movimento de João Gomes para marcar presença em todo o Brasil, extrapolando o circuito do forró em um mercado estruturado em segmentos.