Ex-vereador Helio de Mello preso por crimes sexuais em Guarapuava: Saiba mais

ex-vereador-helio-de-mello-preso-por-crimes-sexuais-em-guarapuava3A-saiba-mais

O ex-vereador Helio de Mello, de 55 anos, foi preso nesta quinta-feira (9) após se apresentar à polícia em Guarapuava, na região central do Paraná, segundo o Ministério Público do Paraná. Ele estava foragido e agora foi encaminhado para a Penitenciária de Guarapuava. Mello foi denunciado à Justiça por cometer seis diferentes crimes sexuais contra pelo menos 12 crianças e adolescentes a quem dava aulas em Irati, na região central do Paraná. A denúncia, feita pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), lista 28 fatos relacionados aos crimes praticados.

Ele era professor de uma escola estadual da zona rural e também vereador da cidade há 20 anos. Helio deixou ambos os cargos entre agosto e setembro de 2025, durante as investigações. Saiba mais abaixo. Por meio de nota, o advogado Ricardo Mathias Lamers afirmou que o cliente “sempre esteve à disposição das autoridades, conforme comunicou formalmente no curso das investigações”. “Tão logo tomou conhecimento, pela imprensa, da existência de um mandado de prisão, compareceu para que a ordem fosse cumprida”, afirma o advogado. Conforme a Polícia Civil, Helio responde pelos crimes de estupro de vulnerável, importunação sexual, assédio sexual majorado, favorecimento da prostituição ou exploração sexual de criança, ou adolescente, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente, crime equiparado à produção de pornografia envolvendo criança ou adolescente.

Segundo o MP-PR, os crimes aconteciam pelo menos desde 2017 com crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos de idade. As investigações iniciaram após uma denúncia anônima registrada pelo telefone Disque 100. As diligências contaram com o apoio do Conselho Tutelar, que realizou uma força-tarefa para a realização de escutas especializadas de adolescentes do colégio no qual o investigado lecionava. De acordo com a Polícia Civil, durante as investigações foram colhidos depoimentos de adolescentes que presenciaram ou sofreram algum ato de violência sexual praticado pelo professor, ex-alunos que atualmente são adultos e foram vítimas do homem, além de funcionários da escola.

O MP-PR também denunciou uma das irmãs de Helio de Mello, que atuou como diretora na escola em que ele lecionava, pelos crimes de prevaricação, que é quando um agente público retarda, deixa de praticar ou pratica indevidamente obrigações do cargo, e omissão em casos de assédio sexual e favorecimento de exploração sexual de adolescentes. O nome dela não foi revelado. “No exercício do cargo, ela teria tido conhecimento de alguns dos abusos cometidos e não teria adotado qualquer providência. Os abusos teriam sido praticados tanto nas dependências do colégio em que ele atuava como professor de educação física, como fora delas”, explica a instituição. Segundo a Seed-PR, a mulher solicitou aposentadoria antes da determinação judicial, em julho, com efeito a partir de 1º de setembro de 2025.

Helio de Mello estava no sexto mandato consecutivo como vereador de Irati. De acordo com informações do site da Câmara Municipal, ele foi eleito, pela primeira vez, em 2005, e vinha sendo reeleito desde então. Em 2025, ele atuava como presidente do Legislativo até pedir licença e, pouco depois, a renúncia ao cargo. No dia 2 de setembro, o 1º suplente do Partido Liberal (PL), João Leuch Sobrinho, assumiu a cadeira de vereador de Helio. Selmo de Lima Vieira (PODE), que era vice da mesa diretora, assumiu o cargo de presidente da Câmara de Irati. Saiba como denunciar crimes no Paraná.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp