O mangá que virou símbolo do protesto que derrubou a presidente do Peru
Bandeira de ‘One Piece’, chamada Jolly Roger, é um símbolo conhecido há séculos. No mangá, piratas erguem o desenho como símbolo de liberdade contra seu governo.
Congresso do Peru derruba a presidente Dina Boluarte
Congresso do Peru derruba a presidente Dina Boluarte
O Congresso do Peru [https://de.de/g1/peru] aprovou, na madrugada desta sexta-feira (10), o afastamento da presidente Dina Boluarte. Ela é acusada de “incapacidade moral”. A votação foi unânime para “sim”.
Boluarte tem 63 anos e assumiu a presidência em dezembro de 2022, após a destituição e prisão de Pedro Castillo, que havia tentado dissolver o Congresso. Mas a substituta também enfrentou forte rejeição popular — sua aprovação varia entre 2% e 4% — e responde a denúncias de enriquecimento ilícito. Em julho, ela dobrou o próprio salário, o que ampliou as críticas ao governo.
Nos três primeiros meses do governo de Boluarte, ocorreram mais de 500 protestos exigindo sua renúncia. Em meio à onda de protestos no Peru, um novo símbolo tem aparecido: uma bandeira relacionada ao mangá “One Piece”.
O símbolo, conhecido como Jolly Roger, já é conhecido há séculos. Em “One Piece”, piratas erguem o desenho como símbolo de liberdade contra seu governo. Agora, vem se tornando símbolo de protestos da geração Z no Peru, no Madagascar e na Indonésia. Entenda:
BANDEIRA MARCA PRESENÇA DA GERAÇÃO Z NOS PROTESTOS
Os protestos no Peru começaram em setembro, com jovens contrários à recém-aprovação da legislação que determina que todos os maiores de 18 anos devem se inscrever em uma instituição previdenciária. A medida foi apenas o estopim para as manifestações, já que o governo e congresso locais vinham sofrendo fortes críticas relacionadas a denúncias de corrupção, incertezas econômicas e o aumento da violência.
Um manifestante vestindo uma fantasia de Homem-Aranha segura bandeira de ‘One Piece’ durante manifestação em Lima, no Peru, em 28 de setembro de 2025 — Foto: Angela Ponce/Reuters
Desde o início dos protestos, a presença de faixas e cartazes com a letra Z tem se destacado, simbolizando a Geração Z — formada por jovens nascidos entre 1995 e 2010. Os protestos da Geração Z no Peru seguem movimentos semelhantes realizados por jovens na Indonésia e no Nepal. Um símbolo recorrente nas manifestações é a bandeira de “One Piece”.
Leonardo Muñoz é um dos manifestantes em Lima que adotaram o símbolo.
“O personagem principal, Luffy, viaja de cidade em cidade libertando as pessoas de governantes tirânicos e corruptos em cidades de escravos. Isso representa o que está acontecendo em vários países. E é isso que está acontecendo agora no Peru”, disse Muñoz.
INDONÉSIA E MADAGASCAR
Bandeiras do anime e mangá ‘One Piece’ são usadas para protestos na Indonésia — Foto: Reprodução/TikTok/Khoirudin
A moda dos jovens da geração Z erguerem a bandeira em protestos começou com os indonésios, que usaram o símbolo como uma forma de dizer que amam o país, mas não concordam completamente com suas políticas.
Desde julho, quando o presidente da Indonésia Prabowo Subianto pediu para que a população hasteasse a tradicional bandeira nacional nas cores vermelha e branca antes do Dia da Independência, celebrado em 17 de agosto, outras bandeiras começaram a aparecer nas ruas.
Contrariando o pedido, os indonésios escolheram a bandeira de cor preta com o símbolo de caveira e dois ossos cruzados, conhecida como Jolly Roger. Desde então, elas foram vistas nas ruas, portas de casas, veículos e pinturas em muros e paredes. A opção simboliza o descontentamento dos indonésios, que criticam um governo que, segundo eles, está cada vez mais centralizado.
Caveira de bandeira que aparece em ‘One Piece’ se tornou símbolo de rebeldia na Indonésia — Foto: Reprodução
Alguns representantes do governo afirmaram que o manifesto era uma tentativa coordenada de dividir a nação. Alguns, chamaram o movimento de traição. Ainda assim, segundo a BBC, o ministro secretário de Estado Prasetyo Hadi disse que o próprio presidente “não tem objeções” às bandeiras como forma de “expressão criativa”. “No entanto, não devem ser usadas para desafiar ou diminuir o significado da bandeira vermelha e branca. As duas não devem ser posicionadas lado a lado para convidar comparações ou conflitos”, informou seu gabinete.
Um manifestante usa uma máscara enquanto olha perto de uma bandeira de ‘One Piece’ durante um protesto em Madagascar, em 3 de outubro de 2025 — Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters
Os protestos em Madagascar também começaram em setembro, pouco após os do Peru. Lideradas por jovens da geração Z, as manifestações têm a ver com crise no fornecimento de água e aos frequentes cortes de energia na região. Sob forte pressão, o presidente Andry Rajoelina anunciou a dissolução do governo, mas a decisão não foi suficiente para conter a insatisfação. As reivindicações aumentaram, com os ativistas exigindo a renúncia de Rajoelina e a dissolução da comissão eleitoral, do Senado e da mais alta corte do país.
Bandeira pirata de ‘One Piece’ vira símbolo de protesto na Indonésia