Pata de elefante: biscoito crocante por fora e macio por dentro é opção divertida para o Dia das Crianças
Receita curiosa leva queijo e polvilho e promete derreter na boca. Extensionista da Emater ensina o passo a passo.
Sabores do campo: a receita do biscoitinho chamado pata de elefante
Sabores do campo: a receita do biscoitinho chamado pata de elefante
A receita chama atenção pelo nome: pata de elefante. Mas, diferente do que pode parecer, trata-se de um biscoito leve e saboroso, crocante por fora e macio por dentro, que tem o formato que lembra a pata do animal.
Segundo a extensionista da Emater Neurileide Maria Lima de Oliveira Leão, o preparo é simples e pode ser uma ótima opção para reunir a família na cozinha neste Dia das Crianças.
Ingredientes:
– 250 ml de açúcar
– 3 ovos (sem a película da gema)
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 250 ml de polvilho doce
– 250 ml de farinha de trigo
– 1 colher de sobremesa de fermento químico em pó
– 250 ml de queijo ralado
LEIA TAMBÉM:
– Rabada com tomate na panela de pressão: ex-bbb Caio Afiune ensina receita do Sabores do Campo
– Patê de banana: Jornal do Campo ensina receita saudável e saborosa
– Coxinha de Tilápia: Jornal do Campo ensina receita de salgadinho frito crocante
Biscoito “pata de elefante” é crocante por fora, macio por dentro e irresistível com café — Foto: Divulgação/TV Anhanguera
Modo de preparo:
Primeiro, quebre os ovos e retire a película da gema para evitar cheiro de ovo. Acrescente o açúcar e mexa até formar uma mistura homogênea. Coloque a manteiga e misture novamente.
Na sequência, adicione os ingredientes secos: polvilho doce, farinha de trigo e queijo. Por último, coloque o fermento e mexa bem. Em seguida, sove a massa até atingir o ponto: firme, mas não muito dura e sem se quebrar.
Com a massa pronta, modele os biscoitos. Faça bolinhas, dê uma leve achatada e faça um furo no centro. Depois, corte as laterais para dar o formato de pata de elefante. Essa quantidade rende, em média, 12 unidades, dependendo do tamanho.
Leve ao forno preaquecido e asse por cerca de 15 minutos ou até dourar levemente — o ponto ideal é quando estão mais clarinhos. Retire, espere esfriar e sirva. Ficam ainda mais saborosos na companhia de uma boa xícara de café — um lanche simples, caseiro e irresistível.