‘Educação financeira’: meninos vendem artesanato e juntam latinhas para comprar cavalo e skate dos sonhos
Juliana Tancredi, de Bauru (SP), ensina aos filhos como a educação financeira é importante para conseguir conquistar sonhos.
Educação financeira ajuda crianças a fazer escolhas conscientes no Dia das Crianças
A vontade de toda criança é, muitas vezes, de querer levar todos os brinquedos da loja. No entanto, apesar das opções serem variadas e atrativas, um dos fatores determinantes para fechar a compra é o preço.
Nesse contexto, a educação financeira é uma aliada aos pais e responsáveis, que podem conscientizar suas crianças sobre o poder de compra e o valor do dinheiro.
Na casa de Juliana Tancredi, de Bauru (SP), essa conversa já está muito bem desenvolvida com seus filhos, principalmente com Pedro Tancredi Amorim, de 9 anos.
Com o sonho de ter um cavalo, o garoto junta cada moeda que pode para chegar ao seu objetivo: “É porque quando eu vou lá para minha chácara, eu sempre vejo alguns cavalos. E antes eu tinha um cavalo, só que meu pai vendeu porque ele era muito arisco”, explica Pedro.
O irmão, Rafael, também ajuda nas atividades para comprar o seu sonhado skate elétrico e, juntos, fazem crochê e até mesmo juntam latinhas. “Eles fazem artesanato como tricô, ponto cruz, crochê e aí eles vendem. O Pedro faz bolo, eles saem vendendo também”, conta Juliana.
“Guardar dinheiro não é somente a nota física, mas é dar valor ao trabalho no nosso dia a dia, tanto na questão de tempo, tanto nas prioridades. A gente sempre passa para eles o que querem, o que eles almejam, tem um custo do nosso tempo e também valor financeiro”, explica a mãe em entrevista ao Tem Notícias.
“Antes, quando eu recebia, eu gastava tudo em uma loja só, comprava um monte de brinquedo”, conta Pedro que, mesmo sabendo que o cavalo desejado custa caro, segue firme com o plano, o seu maior sonho.