Divino Lemes diz que não quer vingança contra Vanderlan

Um relatório completo da gestão de Vanderlan Cardoso (PSB), ex-prefeito de Senador Canedo, deve chegar em poucos dias às mãos do atual prefeito, Divino Lemes (PSD), e promete expor irregularidades na administração anterior do empresário. As informações são do colunista do Diário do Estado, Divino Olávio. Questionado se a avaliação se trata de uma retaliação à oposição, o atual prefeito disse que não está preocupado com a gestão de Vanderlan. “Passado é passado”, arremata.

De acordo com a nota, Divino Lemes enfrentou dificuldades judiciais ocasionadas por supostas denuncias do então prefeito Vanderlan Cardoso. “Esse não é o primeiro mandato de Divino Lemes como prefeito do município. Ele esteve à frente da prefeitura de Senador Canedo em duas vezes consecutivas, de 1997 a 2004. Após a gestão, durante a administração de Vanderlan, mais de uma dezena de processos judiciais e no Tribunal de Contas do Município (TCM) questionaram ações do então ex-prefeito. Em 2016, Divino teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TRE) e por pouco não pode tomar posse como prefeito.”, afirma a nota.

Apesar disso, o prefeito afirma que não se trata de um ato de vingança da sua administração. “Quem vai ver a gestão anterior é o Tribunal de Contas do Município, a Câmara, caso queira, e o Ministério Público”, afirma. De acordo com Divino Lemes, houve perseguição e ainda há em relação à ele, mas o gestor promete manter o foco no bom funcionamento da máquina pública. “Não tenho o menor interesse de fazer isso com os outros, estou lutando 24 horas para cumprir nossas promessas de campanha, essa é a nossa bandeira”, conclui.

Lixo

Sobre os problemas a serem resolvidos na nova gestão, o atual prefeito declarou ter encontrado todo o serviço de coleta de lixo parado, ruas danificadas e falta de vagas em creches e escolas. “Eu contei o que encontrei, não estou jogando a culpa em alguém”, alega.

O outro lado 

Em nota enviada ao Diário do Estado,  Vanderlan Cardoso garantiu que torce para que Divino Lemes cumpra o que está dizendo e apresente o relatório das suas administrações na cidade. Segundo o empresário, se os levantamentos não forem fraudulentos, vão apenas destacar que a administração de Vanderlan se deparou com um município arrasado e o transformou em um dos melhores para se viver.

“O levantamento também vai mostrar que encontramos uma cidade violenta, apelidada de Senador Faz Medo e, com as parcerias necessárias e apoio da população, mudamos a realidade do município”, argumentou Vanderlan Cardoso. Entre as medidas realizadas, conforme Vanderlan, estão a execução de 1.215 obras e a criação de Polos Industriais na região.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp