Hospital em Fortaleza realiza sessões de cinema para pacientes oncológicos internados: conheça o projeto CineVida no HUC.

hospital-em-fortaleza-realiza-sessoes-de-cinema-para-pacientes-oncologicos-internados3A-conheca-o-projeto-cinevida-no-huc

Hospital faz sessões de cinema para pacientes oncológicos internados, em Fortaleza

A ideia do CineVida surgiu a partir da percepção de uma fisioterapeuta que notou o ócio dos pacientes que passam até 20 dias internados. A fisioterapeuta comenta sobre o CineVida que leva sessões de cinema a pacientes do HUC.

Um projeto do Hospital Universitário do Ceará (HUC), em Fortaleza, oferece sessões de cinema para os pacientes internados. A ideia do CineVida surgiu a partir da percepção de uma fisioterapeuta da unidade hospitalar que notou o ócio dos pacientes oncológicos que passam até 20 dias internados.

“Os pacientes da onco-hematologia por passarem longos períodos internados, longe da família e afastados de suas rotinas, se sentiam mais entediados e tristes e eu queria criar algo que pudesse devolver alegria, esperança e leveza ao cotidiano hospitalar. Assim nasceu a ideia de realizar as sessões de cinema como parte do cuidado”, comentou a fisioterapeuta Ana Caroline Monteiro.

Os resultados me deixaram surpresa e emocionada, porque em um dos casos, um paciente chegou a suspender o uso da morfina, porque o bem-estar proporcionado pela sessão de cinema reduziu a necessidade da medicação para dor, destacou.

As sessões acontecem na enfermaria oncológica do HUC. O quarto de internação ganha cores e vida com o projetor que exibe o filme no telão improvisado. A poltrona do acompanhante se transforma em assento de cinema e cria-se um momento de descontração e alegria para quem enfrenta a rotina hospitalar.

Ana Caroline explicou que olhar o paciente de forma integral é essencial para que o tratamento vá além do físico, alcançando também o emocional e o humano. Desde a faculdade, aprendi que precisamos olhar para o paciente de forma holística. Ele tem as demandas da doença, mas também carrega questões sociais, culturais e psicológicas. Por isso, é fundamental esse olhar integrado e humano como extensão do tratatamento, contextualizou a fisioterapeuta.

A seleção dos filmes é feita com base nas preferências dos próprios pacientes, sempre com o cuidado da equipe da enfermaria em avaliar o gênero e o conteúdo das obras. O objetivo é garantir que cada sessão proporcione momentos de descontração, inspiração e emoção. Para atender aos pacientes, a equipe organiza um cronograma diário, ajustando as exibições de acordo com a rotina e os horários de tratamento de cada um.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp