Araxá: Cidade mineira mobilizada para salvar avião em pouso às cegas

araxa3A-cidade-mineira-mobilizada-para-salvar-aviao-em-pouso-as-cegas

Cidade mineira sofreu blackout para que pista fosse iluminada durante pouso às cegas

O caso que ocorreu em 22 de janeiro de 1983, em Araxá, no Alto Paranaíba. A situação mobilizou moradores para que pai e filho na aeronave pudessem pousar em segurança. A história ficou famosa sendo exibida no programa ‘Caso Verdade’, da Rede Globo.

Enquanto pai e filho enfrentavam uma tempestade na tarde de 15 de maio de 1983, a bordo de um monomotor Embraer EMB-712 “Tupi”, Diário do Estado sofreu um blackout para que apenas as luzes dos faróis dos 200 veículos que iluminavam a pista de pouso se destacassem vistas do céu.

Para que o pouso seguido de alívio ocorresse, uma grande mobilização ocorreu para que as luzes fossem apagadas. Segundo o radialista da Rádio Imbiara à época, Paulo César, o prefeito interveio para que o blackout ocorresse.

“O tentamos contato com os responsáveis pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), mas não conseguimos. Em seguida, falamos com o prefeito, que conseguiu falar com um dos coordenadores da empresa para autorizar o blackout”, contou.

Quando as luzes de parte da cidade se apagaram e a pista do Aeroporto Municipal iluminada pelos carros foi vista, o militar da aeronáutica José Maria Humberto Rosa, que pilotava a aeronave, e seu filho Marcello Rosa, não pensaram muito, era o momento de apontar o monomotor para aquele espaço e pousar.

José Humberto, a esposa Maria José e os filhos Erika e Mark — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

DO BATE E VOLTA À QUASE TRAGÉDIA

Naquele dia, há mais de 40 anos, José Humberto foi convidado por amigos para buscar um avião em Caldas Novas. Ele atuava no controle de tráfego aéreo no Aeroporto de Uberlândia.

Após pegarem o avião, os amigos retornaram para Uberlândia, seguidos de José e Marcelo. Devido à diferença de velocidade entre os aviões, um bimotor e um monomotor, pai e filho ficaram para trás.

Pânico em terra e no ar

Em terra, os moradores de Araxá estavam assustados com o avião voando baixo. À época com 21 anos, o radialista Paulo César lembra que estava no Centro quando a tempestade fez o céu escurecer. Pouco depois, recebeu um chamado do chefe na Rádio Imbiara, José Deusdeti de Resende, que tinha avistado o avião sobrevoando a cidade e estava preocupado.

“Atenção, proprietários de veículos: favor se dirigir ao Aeroporto Municipal para auxiliar na tentativa de salvar uma aeronave que está tentando pousar na cidade.”

Essa foi a mensagem anunciada por Paulo na rádio para os moradores de Araxá. A noite tinha chegado, o avião permanecia no ar e o plano era que todos que tivessem carro fossem para o aeroporto e usassem os faróis para iluminar a pista e guiar o piloto.

Quando o trem de pouso do monomotor tocou o chão, a velocidade era tanta que o avião saiu da pista. O piloto e o filho, porém, não se feriram.

O feito de pai, filho e cidade ganhou as páginas do Correio de Araxá dias depois. Na edição de sábado, dia 22 de janeiro, o jornal descreveu assim a mobilização para o salvamento:

Notando que algo anormal estava acontecendo, Araxá inteira se mobilizou, após tomar conhecimento do apelo que a ‘Imbiara’ formulava aos proprietários de veículos, no sentido de que se deslocassem para o Aeroporto, a fim de auxiliarem na iluminação da pista. Duas horas após, percebendo o deslocamento contínuo de viaturas ao longo de nossas principais avenidas, o piloto pode localizar o campo, que tinha a cabeceira 33 totalmente iluminada.

Caso Verdade

Apesar de não ganhar tanta repercussão de imediato, o episódio vivido por pai e filho foi tema do programa “Caso Verdade”, algum tempo depois. O quadro, exibido pela Rede Globo entre 1982 e 1989, trazia histórias reais dramatizadas por atores.

O feito de pai, filho e cidade ganhou a capa do Correio de Araxá em 22/01/1983. Mobilização da população ganhou narrativa no principal jornal da cidade à época. A atração tinha como objetivo despertar reflexão e transmitir uma mensagem moral ao final de cada episódio.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp