Um estudo realizado pelo Observatório Social do Brasil em Franca (OSBFranca) revelou um baixo desempenho em transparência de obras públicas em 16 cidades da região de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Quatro municípios não divulgam informações sobre o assunto, zerando no quesito. Guaíra (SP) se destaca com a melhor pontuação, porém seu desempenho é considerado regular de acordo com o OSBFranca.
De acordo com o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), desenvolvido pela Transparência Internacional – Brasil e aplicado pelo OSBFranca, cidades como Brodowski (SP), Igarapava (SP), Morro Agudo (SP) e Orlândia (SP) zeraram nesta dimensão. O levantamento evidenciou que algumas prefeituras não possuem plataformas específicas para a transparência das obras públicas.
A falta de comunicação entre prefeituras e população é um ponto preocupante destacado pelos dados divulgados. O coordenador executivo do OSBFranca enfatizou a importância da transparência para que a população esteja informada sobre o andamento das obras públicas e o destino dos recursos investidos.
Na análise específica sobre obras públicas, Guaíra obteve a melhor pontuação na região, enquanto outras cidades ficaram abaixo do esperado. A média geral das 16 cidades analisadas foi considerada ruim, sem avanços significativos que indiquem mudança de patamar e melhoria nos índices de transparência.
Além das obras públicas, o estudo classificou as cidades em outros quatro pontos, incluindo plataformas, administrativo e governança, transparência financeira e orçamentária, e comunicação, engajamento e participação. A média geral das pontuações foi de 36,6, indicando a necessidade de melhorias consistentes para garantir maior transparência e participação social.
As prefeituras dos municípios analisados estão buscando medidas para aprimorar a transparência e melhorar a comunicação com a população. Guaíra, Ribeirão Preto, Batatais, Igarapava e Jardinópolis foram algumas das cidades que se destacaram com iniciativas para ampliar o acesso às informações públicas e garantir maior clareza nas informações.
Em resumo, o estudo aponta para a importância da transparência nas obras públicas como uma forma de aproximar a gestão pública da população e promover uma maior participação social. A expectativa é de que as prefeituras continuem implementando ações efetivas para elevar os índices de transparência e governança nos próximos anos.