Sob protesto de trabalhadores, prefeitura inicia revezamento de turnos de trabalho na Beira Mar
Decisão faz parte de um novo ordenamento dessa parte do litoral fortalezense, que define horários que cada vendedor pode atuar.
Comerciantes trabalham em turnos na Beira Mar de Fortaleza; veja 1° dia
Comerciantes trabalham em turnos na Beira Mar de Fortaleza; veja 1° dia
Começa nesta segunda-feira (13) o revezamento de turnos de trabalho na Avenida Beira Mar, um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. A decisão faz parte de um novo reordenamento dessa parte do litoral fortalezense, e tem início pelo “Trecho 1”, entre as ruas João Cordeiro e Ildefonso Albano.
Os comerciantes precisaram revezar os trabalhos nos seguintes turnos: das 5h às 16h30 e das 17h às 0h. A mudança, conforme a prefeitura, atende à necessidade de reorganização do calçadão de modo a garantir a segurança, a acessibilidade e a harmonia urbanística da região.
Na manhã desta segunda, a movimentação na Beira Mar é tranquila e alguns permissionários começam a se preparar para o trabalho (veja o vídeo acima). No entanto, parte dos trabalhadores mostram insatisfação com as mudanças.
Eles alegam que o horário definido pela prefeitura não condiz com a realidade do comércio local, que tem seu pico de vendas à noite, especialmente com bebidas e comidas.
> “O horário da gente é de duas até meia-noite, uma hora da manhã, que é o que a gente vende, que é bebida, coco. Quem é que vai tomar coco cinco horas da manhã, que não tem um pé de gente na rua? O povo da comida, piorou, que não tem condição, não tem. Comida estraga”, comentou Maria do Socorro da Silva, permissionária.
Márcio Martins, secretário da Regional 2 que está à frente do reordenamento, disse que a Avenida Beira Mar está “estrangulada e sem a menor condição de uso”:
“Algumas pessoas, inclusive, estão deixando de usar a Avenida Beira Mar por conta desse desordenamento. Então, é papel da prefeitura, ainda que não seja uma missão fácil. Estamos fazendo isso com diálogo, chamando as pessoas individualmente. Nosso objetivo é reordenar a Beira Mar, sobretudo com sensibilidade”, explicou o secretário.
REVEZAMENTO SERÁ ESTENDIDO
Na manhã desta segunda-feira (13), a movimentação era tranquila na avenida. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares
O formato de ordenamento com alternância de horários será estendido gradualmente aos demais trechos da Beira Mar, considerando as particularidades de uso, fluxo e vocação econômica de cada segmento da orla, conforme o avanço dos trabalhos.
A Prefeitura de Fortaleza disse ainda que, além da alternância de horários, também foram ofertadas aos comerciantes as possibilidades de adesão aos programas de empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a realocação das atividades em outro espaço público da capital, por meio de articulação direta da Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor).